Valor Econômico – O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), afirmou nesta segunda-feira que apoia outras iniciativas ferroviárias na região, como a Ferrogrão e a Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), mas que a extensão da Malha Norte, concessão federal operada pela Rumo, é o empreendimento mais importante para o Estado.
O governo mato-grossense assina nesta segunda-feira o contrato de expansão da ferrovia com a Rumo, empresa de logística do grupo Cosan. O novo trecho terá 730 quilômetros. Serão construídos dois novos ramais: um até Cuiabá e outro até Lucas do Rio Verde (MT), ao norte de Mato Grosso.
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“Além de nos conectar ao Porto de Santos, a ferrovia nos conecta à região Sudeste. A Fico leva até o porto de Itaqui [no Maranhão]. A Ferrogrão leva aos portos da região Norte. É muito bom para a exportação agrícola, mas nessas regiões não há centros de consumo”, disse Mendes.
A nova ferrovia terá uma forte vocação para o escoamento de grãos. Porém, a expectativa é que a conexão com os centros do Sudeste impulsione também o comércio de itens industriais e de consumo, a importação de fertilizantes e combustíveis (principalmente produtos refinados vindos de Paulínia) e a venda do etanol e do biocombustível produzido no Estado.
Governador,
A conta não é muito difícil de fazer. E só mostrar os números da TIR de cada empreendimento que o investidor aparece. Agora, se para viabilizar o empreendimento, além do apoio institucional dos governantes, vai precisar de dinheiro oriundo da arrecadação pública e o governante concorda com isso, fica uma conta muito difícil de demonstrar. Adeus velha política.