Nova edição da RF está no site

A nova edição da Revista Ferroviária entrou no ar para os assinantes. Na matéria de capa foram destrinchadas as regras do novo regime de autorização de ferrovias, que entrou em vigor no Brasil a partir da edição da Medida Provisória 1.065/2021. A reportagem detalha os 14 pedidos de autorização feitos por sete empresas ao Ministério da Infraestrutura, para a construção de novas linhas ferroviárias. A disputa pela carga agrícola no Centro-Oeste também é abordada na matéria.  

A Entrevista é com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, que fala sobre o Plano Estratégico Ferroviário, lançado recentemente pelo governo do estado, em parceria com a Fundação Dom Cabral e patrocínio da ANTF. Na seção Mercado, a segunda locomotiva 100% elétrica fabricada pela Progress Rail, em Sete Lagos (MG).  

Na reportagem especial, a carteira cheia de projetos da Alstom, que depois de firmar com a espanhola Acciona a fabricação de 22 trens de seis carros para a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, arrematou outro contrato com a iniciativa privada. Objeto de desejo da indústria de passageiros, a entrega de 36 trens (de oito carros cada) para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM recém-concessionadas à ViaMobilidade (do grupo CCR) será de responsabilidade da fabricante francesa, que adaptará sua unidade em Taubaté (SP) para atender ao súbito (e bem-vindo) aumento de demanda.      

Em Estudo de Mercado, todos os projetos ferroviários em andamento, parados e no papel no Brasil. Na seção Suprimentos, o clima de otimismo no segmento de construção ferroviária com as renovações antecipadas e os projetos de novas ferrovias. Em Nota Técnica, o artigo vencedor da categoria 01 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. O trabalho “Impactos da Covid-19 no MetrôRio e Estratégias de Mitigação de Impactos” é de autoria de Guilherme Ribeiro Bieler e co-autoria de Anna Clara Fernandes e Fellipe Pimenta de Farias.      

Os dados de movimentação nas ferrovias de carga e de passageiros no primeiro semestre deste ano estão na seção estatística. O Artigo é com o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Antônio Carlos Tramm. Em Gente que faz Diferença, os funcionários que são destaques na SuperVia, EFVM e na Plasser do Brasil. Em Expressas, os planos da Brado de São Paulo ao Maranhão, as obras na Rumo Malha Central e as encomendas da Empretec.  

A Foto do Mês é da locomotiva de manobra entregue pela Progress Rail à CPTM. No Arquivo Ferroviário, uma imagem do carro de passageiros que rodou no antigo trecho entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES), da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Na foto do Sumário, a placa colocada pela Rumo que marca historicamente a ligação da Norte-Sul com a Malha Paulista, em Estrela D’Oeste (SP).  

 A edição também traz as tecnologias desenvolvidas pelo Grupo Boslooper e o perfil ferroviário do seu fundador, Alessander Boslooper.  

Clique aqui para ler a edição. 

Os assinantes receberão o exemplar impresso nos próximos dias. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*