Prefeitura de Porto Alegre estuda possibilidade de instalar “bondes modernos” no Centro Histórico

O VLT do Rio de Janeiro percorre o Centro e a região do Porto - Diego Vara / Agencia RBS
O VLT do Rio de Janeiro percorre o Centro e a região do Porto - Diego Vara / Agencia RBS

Gaúcha ZH – A prefeitura de Porto Alegre estuda a viabilidade de implantar o sistema de Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo e o secretário municipal de Planejamento, Cezar Schirmer, estiveram na última sexta-feira (22) na sede da Marcopolo, em Caxias do Sul, para conhecer melhor a tecnologia.

O VLT é uma espécie de “bonde moderno”, movido a eletricidade, portanto, é tratado por Schirmer como uma opção sustentável para o transporte público. A pasta ainda não tem um projeto elaborado, mas a intenção seria ligar a rodoviária ao Mercado Público e, em um segundo momento, à Usina do Gasômetro — um trecho de 2,5 quilômetros.

Segundo o secretário, a prefeitura está buscando soluções para reduzir o número de paradas e terminais de ônibus no centro de Porto Alegre, e o VLT seria uma alternativa de deslocamento simples, ágil e barato para garantir o transporte para as pessoas nessa região. Schirmer destaca que ele e o prefeito estão “muito interessados nessa alternativa”, vontade que só aumentou após viagem ao Rio de Janeiro, onde esse transporte liga o Centro e a região do porto.

— Estamos realizando estudos técnicos de implantação e estudos de viabilidade econômica. O VLT é um transporte de qualidade que costuma requalificar o espaço urbano no entorno. As pessoas deixam de andar de carro para pegar VLT — destaca Schirmer.

Em Caxias do Sul, o diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi, e o business head da empresa de inovação do grupo, Petras Amaral, apresentaram soluções para Porto Alegre. Denominado como Prosper VLT, o veículo pode ser destinado para o transporte urbano e turístico. Um VLT de quatro carros pode levar até 760 passageiros.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2021/10/prefeitura-de-porto-alegre-estuda-possibilidade-de-instalar-bondes-modernos-no-centro-historico-ckv8k4b1w00a6019mdwl9zhmh.html

1 Comentário

  1. Creio que devemos salientar que o VLT proposto pela Marcopolo é movido a Diesel.
    Os VLT’s mais modernos existentes no Brasil, no Rio de janeiro e em Santos, São Paulo, sim, são de tecnologia moderna e movidos a energia elétrica. (No Rio empresa Alstom e em Santos, empresa Vossloh, atualmente adquirida pela Suiça Stadler).

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*