Secretário de Transportes Metropolitanos diz que mais 19 trens do Metrô podem ser feitos na Alstom

Taubaté. Alexandre Baldy, João Doria e Michel Boccaccio na Alstom em Taubaté (Divulgação)
Taubaté. Alexandre Baldy, João Doria e Michel Boccaccio na Alstom em Taubaté (Divulgação)

O Vale (São José dos Campos-SP) – O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, antecipou a previsão de encomenda de 19 novos trens para abastecer a linha 15 do Metrô paulistano. As composições poderão ser feitas na Alstom.

“Além da retomada da indústria, é o resgate do compromisso de São Paulo, maior investidor na indústria do sistema de mobilidade”, afirmou Baldy em Taubaté, em cerimônia na fábrica da Alstom.

Dos cinco novos projetos da empresa, três são para fornecer trens à capital paulista. Trata-se de produção de uma nova frota com 58 trens para linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano).

TRENS

A compra dos novos trens faz parte do contrato da Alstom com as concessionárias Acciona/Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela Linha 6-Laranja do Metrô, e ViaMobilidade, vencedora da licitação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

“O aumento da produção industrial, propiciado pelas concessões metroferroviárias à iniciativa privada, fomenta o mercado de trabalho e favorece a geração de novos empregos”, afirmou Baldy.

Para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de Trens Metropolitanos de São Paulo, serão adquiridos 36 novos trens. As composições contarão com oito carros cada e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, além de serem equipados com tecnologias modernas para contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, detectores e extintores de incêndio.

Diariamente, cerca de 1,1 milhão de passageiros serão transportados nas duas linhas, que atenderão, principalmente, a região sul da capital e municípios do oeste da Região Metropolitana de São Paulo.

Já para a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, serão fornecidos 22 trens, com seis carros cada, envolvendo montagem, equipamentos de tração e materiais, como portas, computação de bordo, sistemas de ar-condicionado e as suas respectivas garantias.

A linha, que ligará o centro à zona norte da capital, deverá transportar diariamente mais de 630 mil passageiros.

Fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/economia/secretario-de-transportes-metropolitanos-diz-que-mais-19-trens-do-metro-podem-ser-feitos-na-alstom-1.191352

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*