O Vale (São José dos Campos-SP) – O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, antecipou a previsão de encomenda de 19 novos trens para abastecer a linha 15 do Metrô paulistano. As composições poderão ser feitas na Alstom.
“Além da retomada da indústria, é o resgate do compromisso de São Paulo, maior investidor na indústria do sistema de mobilidade”, afirmou Baldy em Taubaté, em cerimônia na fábrica da Alstom.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Dos cinco novos projetos da empresa, três são para fornecer trens à capital paulista. Trata-se de produção de uma nova frota com 58 trens para linhas do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano).
TRENS
A compra dos novos trens faz parte do contrato da Alstom com as concessionárias Acciona/Linha Universidade (Linha Uni), responsável pela Linha 6-Laranja do Metrô, e ViaMobilidade, vencedora da licitação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.
“O aumento da produção industrial, propiciado pelas concessões metroferroviárias à iniciativa privada, fomenta o mercado de trabalho e favorece a geração de novos empregos”, afirmou Baldy.
Para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de Trens Metropolitanos de São Paulo, serão adquiridos 36 novos trens. As composições contarão com oito carros cada e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, além de serem equipados com tecnologias modernas para contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, detectores e extintores de incêndio.
Diariamente, cerca de 1,1 milhão de passageiros serão transportados nas duas linhas, que atenderão, principalmente, a região sul da capital e municípios do oeste da Região Metropolitana de São Paulo.
Já para a Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, serão fornecidos 22 trens, com seis carros cada, envolvendo montagem, equipamentos de tração e materiais, como portas, computação de bordo, sistemas de ar-condicionado e as suas respectivas garantias.
A linha, que ligará o centro à zona norte da capital, deverá transportar diariamente mais de 630 mil passageiros.
Seja o primeiro a comentar