Câmara conclui aprovação de ‘BR do Mar’; texto segue para sanção

— Foto: Leo Pinheiro/Valor
— Foto: Leo Pinheiro/Valor

Valor Econômico – A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que muda regras de cabotagem – batizado de “BR do Mar”. O objetivo da proposta é abrir a navegação costeira entre portos nacionais e diminuir a dependência do transporte rodoviário. O texto segue para sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro.

Com a aprovação, a expectativa é pela entrada de novas empresas no mercado e do aumento da concorrência no setor, o que pode reduzir custos operacionais.

O texto viabiliza a operação de navios com bandeiras de outras nações, em uma tentativa de reduzir os custos do transporte de cargas. Isso ocorrerá a partir da liberação progressiva da circulação de navios estrangeiros na navegação entre portos nacionais sem que tenham que contratar a construção de embarcações em estaleiros nacionais.

O projeto prevê a permissão para que empresas aluguem um navio vazio para uso na navegação de cabotagem. Após quatro anos de um período de transição, o afretamento de embarcações estrangeiras será livre, observadas condições de segurança definidas em regulamento.

A proposta ainda estabelece a criação da Empresa Brasileira de Investimento na Navegação, que deve constituir frota e fretar as embarcações para empresas brasileiras de navegação operarem. Com isso, as empresas nacionais de navegação não precisarão investir em frota própria.

Além disso, o texto garante a prorrogação do Reporto, regime tributário especial que desonera investimentos em terminais portuários e ferrovias, até o final de 2023.

Fonte: https://valor.globo.com/politica/noticia/2021/12/15/camara-conclui-aprovacao-de-br-do-mar-texto-segue-para-sancao.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0