Captação de cargas

Rumo planeja novos terminais para ampliar a movimentação agrícola na Malha Central 

Depois de inaugurar os terminais de São Simão e Rio Verde, ambos em Goiás, a Rumo planeja novas estruturas de transbordo e armazenagem em outras regiões. O objetivo é ampliar o volume de carga transportada na Malha Central (trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional-TO a Estrela D’Oeste-SP), que hoje gira em torno de 400 mil toneladas de grãos/mês, segundo dados da ANTT.

O Sul de Tocantins será o destino do próximo terminal a ser anunciado pela operadora, afirma o diretor comercial de grãos das Operações Norte e Central, Altamir Perottoni. Ele não revela a cidade, mas a ideia é atender à demanda agrícola de regiões próximas a Gurupi, Figueirópolis e Alvorada. “Queremos fincar uma bandeira da Rumo no estado do Tocantins”, diz o executivo. O Norte de Goiás, precisamente a cidade de Uruaçu, também deverá ser contemplada com um novo ponto de captação de cargas, que vão desde grãos, milho e farelo até minérios, como bauxita.

“Temos projetos avançados com parceiros e clientes, para viabilizar esses terminais. Obviamente, estamos sempre olhando os projetos ferroviários e ali é um ponto importante. No Norte de Goiás, temos, em Mara Rosa, a conexão da Malha Central com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). No Sul de Tocantins, em Figueirópolis, teremos a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A posição dos nossos terminais leva em conta a demanda, onde está a produção e o escoamento, mas também a logística”, ressalta Altamir.

Conteúdo completo restrito aos assinantes da Revista Ferroviária.

Já é assinante ? Clique aqui

Assine a Revista Ferroviária

A Revista Ferroviária traz informações atualizadas e relevantes sobre o setor ferroviário.

Além disso, ao se tornar assinante, você estará apoiando o jornalismo ferroviário, permitindo que continuemos trazendo reportagens de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento do setor.

Agradecemos o seu apoio e esperamos ter você como parte dos nossos assinantes!

RF DIGITAL

R$8,42
/mês
  • Valor total R$ 101 em até 12x sem juros
  • Acesso ilimitado ao site durante 1 ano
  • Acesso as edições da RF desde 2004 no formato PDF;
  • Consulta aos nossos estudos de mercado exclusivos.
Assine agora

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*