ViaMobilidade assume Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e anuncia compra de 36 novos trens da Alstom

Trem

Diário do Transporte – A empresa “ViaMobilidade Linhas 8 e 9” assume as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a partir desta quinta-feira, 27 de janeiro de 2022. Para marcar a data, a concessionária anunciou a compra de 36 novos trens da Alstom.

Além disso, para os próximos 30 anos, a empresa prevê investimentos de R$ 3,8 bilhões para reformas em 36 estações. O objetivo é ampliar a acessibilidade nos locais.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a operação, manutenção, conservação e melhorias das linhas passam a ser responsabilidade da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, empresa vencedora do leilão de concessão, realizado pelo Governo do Estado, no dia 20 de abril de 2021.

A ViaMobilidade Linhas 8 e 9 é uma das empresas da CCR Mobilidade, divisão responsável por todos os projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no país.

OBRAS

Segundo a empresa, estão previstas também obras para a construção da Estação Ambuitá, na Linha 8-Diamante, entre Amador Bueno e Santa Rita, a implantação de um novo CCO (Centro de Controle Operacional) e reformas no Pátio Presidente Altino.

A concessão também contempla a compra de 36 novos trens, veículos auxiliares, equipamentos de manutenção e o aprimoramento da infraestrutura de circulação dos trens.

“Todas as melhorias previstas em contrato serão implementadas de maneira gradual nas linhas 8 e 9. Dessa forma, as inovações serão percebidas pelos passageiros nos primeiros anos de concessão a partir de fevereiro de 2022, quando se inicia a operação e manutenção das linhas pela concessionária”, informou a empresa, em nota.

Porém, até fevereiro de 2023, conforme contrato, a concessionária deve realizar reformas em sete estações (Grajaú, Santo Amaro, Santa Terezinha, Sagrado Coração, Comandante Sampaio, Imperatriz Leopoldina e Lapa); implantar duas passarelas, uma entre o Parque Villa Lobos e a ciclovia Rio Pinheiros e outra no quilômetro 42 da linha 8-Diamante.

NOVOS TRENS

A concessionária assinou o contrato de aquisição de 36 novos trens com a empresa Alstom. Os modais fazem parte da Série 8.900 e terão a capacidade de transportar 2.600 passageiros, o que permitirá o transporte diário de mais de 1 milhão de pessoas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, segundo a empresa.

Ainda de acordo com a concessionária, as novas composições também estão sendo projetadas com corredores que permitem a movimentação dos passageiros entre os carros, com melhor distribuição do público em toda a composição, e portas amplas para aprimorar o embarque e desembarque de passageiros e a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Também conforme previsto em contrato, a entrega dos trens se dará de forma gradual. O primeiro trem está previsto para chegar no 18º mês após a data de assinatura do contrato.

“O início da operação da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 representa um marco na história do transporte em trens na Região Metropolitana de São Paulo. A excelência operacional da ViaMobilidade e o conceito de mobilidade humana aplicado pela concessionária na gestão dos ativos resultarão em um modelo muito positivo para o transporte metropolitano sobre trilhos. São mudanças que vão acontecer gradualmente e serão sentidas pelos passageiros ao longo do tempo de adaptação”, afirmou o diretor-presidente da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, Francisco Pierrini, em nota.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2022/01/27/viamobilidade-assume-linhas-8-diamante-e-9-esmeralda-e-anuncia-compra-de-36-novos-trens-da-alstom/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*