Novos rumos para o Metrô BH

Trens da série 1000, fabricados pela CAF - Fotos: Divulgação/CBTU
Trens da série 1000, fabricados pela CAF - Fotos: Divulgação/CBTU

Avança o projeto de concessão do sistema, que prevê expansão de linha e compra de novos trens

Os governos federal e de Minas Gerais anunciaram para o primeiro semestre deste ano o leilão que irá conceder a operação do metrô de Belo Horizonte (CBTU-BH) à iniciativa privada. O projeto prevê a privatização da parte mineira da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estatal federal que atualmente opera o metrô BH e outros quatro sistemas (João Pessoa, Natal, Recife e Maceió). A contrapartida da empresa vencedora para a concessão do serviço por um período de 30 anos é a revitalização e a expansão do metrô, comprometendo-se com a modernização e a ampliação da Linha 1 e também com a conclusão da construção da Linha 2, cujas obras foram iniciadas no ano de 1998 e paralisadas em 2004.

O projeto de concessão do metrô está sendo conduzido pelo governo de Minas Gerais, e foi apresentado em uma audiência pública realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Mobilidade no último dia 23 de dezembro. Segundo a secretaria, depois de incorporar as contribuições recebidas na fase de consulta pública, o projeto foi submetido à Procuradoria Geral do Estado para ser avaliado do ponto de vista jurídico. Já o processo que prevê o desmembramento do braço mineiro e a privatização da CBTU, conduzido pelo governo federal, será apresentado em uma audiência pública na segunda quinzena de fevereiro. Além disso, os planos foram submetidos ao Tribunal de Contas da União para uma análise prévia. Se tudo correr como esperado, o edital deve ser publicado até maio, e o leilão, agendado ainda para o primeiro semestre de 2022.

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