Tatuzão segue em túnel alagado 20 dias após acidente em obra da Linha 6 do Metrô de SP

Canteiro de obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo, onde cratera se abriu FOTO EDU GARCIA/R7 - 11.02.2022
Canteiro de obras da Linha 6 do Metrô de São Paulo, onde cratera se abriu FOTO EDU GARCIA/R7 - 11.02.2022

R7 – O equipamento Shield, mais conhecido como tatuzão, permanece no túnel onde ocorreu um acidente que abriu uma cratera na marginal Tietê, em São Paulo, no dia 1º de fevereiro, em uma obra do Metrô. O equipamento foi alagado pelo líquido que vazou da rede de esgoto, que se rompeu.

Segundo a empresa Acciona, responsável pela construção da Linha 6-Laranja, tanto o tatuzão como outra máquina semelhante, que operava em outro trecho na mesma obra, se encontram parados nos túneis. “Somente após a conclusão da drenagem, que está em curso, será possível avaliar danos aos equipamentos e iniciar seu reparo”, afirmou a empresa espanhola.

A máquina entrou em operação em dezembro de 2021 e tem como objetivo percorrer cerca de 10 km no sentido sul, o que compreende o trecho entre as estações Santa Marina (região onde ocorreu o acidente) e São Joaquim. O tatuzão possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para sua operação são necessárias 45 pessoas.

O Shield estava 3 m abaixo da tubulação de esgoto quando ela se rompeu e inundou a obra. Com o vazamento, a água tomou conta da tubulação, e parte da pista local da marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, começou a ceder. Em um intervado de duas horas, uma cratera gigantesca se abriu.

Para o presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Paulo Ferreira, a trepidação provocada pelo tatuzão pode ser uma das hipóteses para o acidente. As causas são apuradas pelo Ministério Público de São Paulo.

A STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) afirmou que ainda não há prazo para o que IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), designado para avaliar os motivos do acidente, aponte os resultados de sua investigação. A Acciona diz colaborar com as investigações.

Segundo a secretaria, ainda não é possível falar em atraso de obra já que a concessionária responsável trabalha em várias frentes, como nas outras futuras estações, para que a linha seja construída.

Fonte: https://noticias.r7.com/sao-paulo/tatuzao-segue-em-tunel-alagado-20-dias-apos-acidente-em-obra-da-linha-6-do-metro-de-sp-21022022

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*