De saída, Doria faz evento para mostrar trem chinês que só chegará ao Brasil no fim do ano

João Doria (PSDB), governador de SP, durante evento de filiação do senador Alessandro Vieira ao PSDB - Adriano Vizoni-21.mar.2022/Folhapress
João Doria (PSDB), governador de SP, durante evento de filiação do senador Alessandro Vieira ao PSDB - Adriano Vizoni-21.mar.2022/Folhapress

Folha de S. Paulo (Coluna) – Em ritmo de eventos de inauguração e de entrega de obras antes de deixar o Governo de São Paulo, João Doria (PSDB-SP) marcou evento nesta sexta-feira (25) para “apresentar virtualmente” um trem que está sendo produzido na China e que tem previsão de chegar ao Brasil somente no fim do ano.

Expectativas mais otimistas dizem que há chances de que a composição desembarque no Brasil um pouco antes, mas somente no segundo semestre.

Trata-se do primeiro trem da linha 17-ouro, que está na fábrica da empresa BYD, na China. No evento, Doria mostrará por meio de uma teleconferência a composição que futuramente circulará no estado. Ela faz parte de uma série de 14 que serão produzidas e entregues ao Metrô.

A previsão original de inauguração da linha 17-ouro era a Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014. Em dezembro de 2020, ao retomar as obras, Doria disse que seriam concluídas até 31 de dezembro de 2022. A nova previsão, contudo, é a de que seja entregue no final de 2023.

Quem assinou o contrato de implantação da linha foi o então governador Geraldo Alckmin (PSB), que depois se afastaria de Doria e, atualmente, está em campo adversário e deve se tornar o vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial.

A conclusão da obra era vista por aliados do governador como oportunidade de investir em contraposição com a administração de Alckmin. Doria anunciou que deixará o governo em 2 de abril com o objetivo de concorrer à Presidência da República.

A estimativa é de que a linha atenda demanda de 185 mil passageiros por dia útil quando for inaugurada, segundo dados do Metrô.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2022/03/de-saida-doria-faz-evento-para-mostrar-trem-chines-que-so-chegara-ao-brasil-no-fim-do-ano.shtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*