Após 18 dias de greve, não há previsão para normalização do metrô de BH

Quem tenta embarcar no metrô de Belo Horizonte em horários de pico encontra as estções fechadas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Quem tenta embarcar no metrô de Belo Horizonte em horários de pico encontra as estções fechadas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Estado de Minas – O metrô de Belo Horizonte opera com horário reduzido há 18 dias e não há previsão de retorno do funcionamento nos horários de pico. Em greve desde 21 de março, os metroviários decidiram manter o movimento durante assembleia na última quarta-feira (6).

Durante reunião na Estação Central, a categoria votou e decidiu, por unanimidade, que o metrô permanecerá funcionando apenas das 10h às 17h. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), cerca de 70 mil usuários são afetados diariamente pela ausência do metrô nos horários de pico.

O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) protesta contra o processo de privatização do metrô de Belo Horizonte. A categoria pede a manutenção da estabilidade dos cargos ou a realocação em outras unidades da CBTU pelo país quando o transporte for concedido à iniciativa privada.

De acordo com o sindicato, o governo federal, responsável pelo processo de privatização, não atende aos pedidos de negociação feitos pela categoria. Do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CCPI) partiu a proposta de manter os postos de trabalho por 12 meses após a concessão, o que a categoria considera insuficiente.

Se aproximando da terceira semana completa de greve, a CBTU segue criticando o horário de funcionamento definido pelo movimento paredista. Junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a companhia estabeleceu uma multa diária de R$ 30 mil aos trabalhadores paralisados. O valor total já chegou a R$ 540 mil.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2022/04/07/interna_gerais,1358451/apos-18-dias-de-greve-nao-ha-previsao-para-normalizacao-do-metro-de-bh.shtml

1 Comentário

  1. Prezados Curto e grosso Greve Politica essa EBTU-Minas ja deveria ter sido privatizada a muito tempo, essa é a forma que fazem para manipular e jogar a opinião publica etc,quem não quer trabalhar peça o boné… Há grupelos que sabem que vão perder tetas e benesses principalmente área sindical então. Esse e a leitura dessa situação do Metrô de Superfície de Belo Horizonte nessa atualidade… Att

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0