ViaMobilidade é multada em R$ 4,3 milhões por falhas constantes nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, diz secretaria

Aglomeração e revolta de passageiros por conta de nova manhã de falhas nos trens das linhas 8 e 9 na última semana. — Foto: Reprodução/TV Globo
Aglomeração e revolta de passageiros por conta de nova manhã de falhas nos trens das linhas 8 e 9 na última semana. — Foto: Reprodução/TV Globo

G1 – A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) anunciou nesta quinta-feira (7) que aplicou uma multa de R$ 4,3 milhões à ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Segundo a secretaria, a multa é resultado das sucessivas falhas nas duas linhas privatizadas, que vêm prejudicando diversos passageiros desde que começaram a ser operadas pela iniciativa privada, em janeiro.

“Após análise das documentações enviadas pela ViaMobilidade, a STM aplicou as sanções cabíveis em contrato no valor de R$ 4,3 milhões. Dentro do procedimento administrativo já instaurado, cabe recurso por parte da concessionária responsável pela operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda”, disse a pasta do governo paulista.

A STM diz que a Comissão de Monitoramento de Permissões e Concessões (CMCP) do órgão é responsável pelo monitoramento e acompanhamento de todas as concessões da pasta, exigindo qualidade nos serviços prestados de acordo com os contratos vigentes.

Por causa das falhas constantes e dos prejuízos aos passageiros, o Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação no final de março para apurar os problemas nas duas linhas.

Além dos problemas e transtornos causados aos passageiros, o MP também cita a batida de um trem com passageiros contra a barreira de proteção na estação Júlio Prestes e a morte de um funcionário enquanto fazia a manutenção de um transformador.

O ofício assinado pelo promotor de justiça Silvio Antonio Marques também fala sobre a reportagem do g1 que apontou ao menos 30 falhas em apenas 47 dias de operação.

O MP afirma ainda que “os fatos podem, em tese, configurar ato de improbidade administrativa”.

Procurada na segunda (4) , a ViaMobilidade respondeu que foi notificada pelo MP “e que irá prestar todos os esclarecimentos necessários dentro do prazo estabelecido pelo órgão”.

As linhas 8 e 9 do transporte sobre trilhos registram um aumento nos problemas técnicos desde que a operação deixou de ser gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Furtos de cabos e falhas de energia, entre outros problemas, têm provocado, semanalmente, transtornos aos passageiros, que enfrentam plataformas e vagões abarrotados, além de horas de espera para embarcar.

Por dia, cerca de 500 mil passageiros utilizam a Linha 8-Diamante. Já a Linha 9-Esmeralda atende aproximadamente 600 mil pessoas diariamente.

Mais transtornos

A ViaMobilidade assumiu a concessão dessas linhas no fim de janeiro, depois de seis meses de transição da operação e de treinamentos junto com a CPTM.

Em 47 dias da nova administração, já foram registradas 30 ocorrências, segundo levantamento feito pela TV Globo:

  • Na Linha 8- Diamante, foram 14 falhas – duas somente no dia 14 .
  • Na Linha 9- Esmeralda, outras 15 falhas
  • No ano passado inteiro, essas duas linhas, somadas, tiveram 15 falhas. E nenhum furto.

Morte e batida
No início do mês, na Linha 8, um trem com passageiros batendo contra barreira de proteção na Estação Júlio Prestes em SP. Vídeo mostra o momento do acidente.

Semanas após o acidente, a concessionária informou que ele foi provocado por falta de acionamento do freio. O operador foi desligado da empresa.

Na Linha 9 – Esmeralda, um funcionário morreu enquanto fazia a manutenção de um transformador.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/04/07/viamobilidade-e-multada-em-r-43-milhoes-por-falhas-constantes-nas-linhas-8-diamante-e-9-esmeralda-diz-secretaria.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*