MT nega negociação para venda de vagões do VLT ao RJ

Governo negou que esteja em negociação para venda de trens do VLT — Foto: Chico Valdiner (Gcom/MT)
Governo negou que esteja em negociação para venda de trens do VLT — Foto: Chico Valdiner (Gcom/MT)

G1 – O governo de Mato Grosso negou que esteja em negociação com a Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) para venda dos trens adquiridos para as obras do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). O estado desistiu do modal e decidiu pela implantação do Ônibus de Rápido Transporte (BRT).

Segundo o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil) uma ação na Justiça busca reconhecer que os carros pertencem ao consócio construtor do modal VLT Cuiabá e não são propriedade do estado.

O secretário de Infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Souza Arraes, que confirmou ao g1 que esteve em Mato Grosso e vistoriou os vagões. Segundo ele, o Rio estuda a possibilidade de expandir o VLT Carioca e poderá comprar os trens que foram adquiridos pelo estado em 2013.

Segundo o governador, em uma ação na Justiça o estado pede que seja reconhecido que o contrato foi reincidido por conta de corrupção entre membros do estado e o consórcio.

Já o consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande disse que trabalha na manutenção dos trens e controle operacional do modal e que todos os 40 conjuntos estão aptos ao atendimento. (Leia a íntegra ao final desta reportagem)

“Nós entramos com uma ação na Justiça e esses vagões não são do estado de Mato Grosso, queremos que o consócio leve os trens embora e devolva o dinheiro e ponto. O governo não está negociando com ninguém à venda desses vagões”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O chefe do executivo de Mato Grosso disse que o estado não comprou vagão, mas sim um sistema de transporte coletivo funcionando, o que não foi feito. “O Código Civil é claro, eles deram causa a rescisão do contratual e precisam indenizar o estado. Leva isso (trens e equipamentos) embora e devolva o nosso dinheiro”, disse o governador.

Em dezembro de 2020 o governo anunciou a desistência de construção do VLT e anunciou o BRT como modal substituto. A licitação para a construção do modal foi homologada pelo governo em abril deste ano. No entanto, em maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a suspensão dos procedimento para a obra.

Veja a íntegra da nota do Consórcio VLT Cuiabá:

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande segue realizando rigorosamente as manutenções dos trens no Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO), estando todos os 40 conjuntos aptos ao atendimento à população. VLTs são fabricados para resistir às mais adversas condições climáticas, montados com componentes de alta qualidade e durabilidade.

O Consórcio também faz questão de registrar que sempre empenhou esforços por uma conciliação em prol da retomada das obras de implantação do modal VLT em Mato Grosso. As empresas permanecem à disposição das autoridades competentes para tal propósito.

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2022/05/25/mt-nega-negociacao-para-venda-de-vagoes-do-vlt-ao-rj.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*