Metrô CPTM – A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, é simbólica: trata-se da única expansão prevista na malha metroferroviária em 2022. Após entregar as estações João Dias, Vila Sônia e Jardim Colonial no ano passado, o atual administração, iniciada por João Doria e desde abril nas mãos de Rodrigo Garcia, ambos do PSDB, tem apenas essa obra em condições de ser inaugurada ainda neste ano, marcado pelas eleições gerais no dia 2 de outubro.
A menos de 40 dias do 1º turno, a CPTM, responsável por implantar Varginha, corre contra o relógio para finalizar o mínimo necessário para que um trem da ViaMobilidade possa chegar ao local. O presidente da companhia, Pedro Moro, postou nesta quarta-feira algumas imagens dos funcionários da empresa Engibrás instalando pisos nas plataformas e mezanino, concretando áreas como a bilheteria e instalando esquadrias nas salas operacionais.
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A construtora também tem sido veloz em implantar as vias desde a estação Mendes-Vila Natal, a fim de permitir que Varginha possa se conectar ao restante do ramal.
O panorama geral, no entanto, ainda é o de uma obra longe do seu fim. Na imagem que abre esse artigo, feita pelo drone do canal iTechdrones há duas semanas, o que se vê são estruturas cruas, muita lama e terra e tarefas por fazer.
O ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, chegou a prever que a nova estação será entregue em outubro, mês estratégico para as pretenções do governador Rodrigo Garcia, que tenta a reeleição, mas amarga a 3ª colocação nas pesquisas de opinião, atrás de Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Pelo ritmo acelerado imposto ao projeto, a hipótese de uma inauguração nos moldes de Mendes-Vila Natal até dezembro é possível. Ou seja, com um trem fazendo viagens lentas em modo manual entre Varginha e Mendes, onde os passageiros terão de trocar de composição para seguir viagem.
A CPTM já confirmou que a estação Varginha permanecerá um ano em “operação assistida”, até mais tempo do que Mendes-Vila Natal (11 meses). O prazo é necessário para os trabalhos deixados para depois sejam finalizado e assim ocorra a real inauguração em 2023.
Contrato do terminal de ônibus assinado
Outro projeto associado ao empreendimento, o terminal de ônibus vizinho à estação, teve o contrato assinado pela CPTM com a Paulitec Construções na segunda-feira, 22. Com valor de R$ 88,2 milhões, ele prevê a construção da área em dois anos, o que jogará a obra para 2024. O custo do projeto será dividido pelo governo do estado e pela prefeitura de São Paulo.
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