Estado de Minas – O presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou nesta sexta-feira (19/8) a respeito da expansão do metrô de Belo Horizonte. Há expectativa que o edital para privatização e possível expansão desse transporte público aconteça ainda em agosto, e o candidato à reeleição em 2022 disse que o assunto deve evoluir até o fim do ano.
“Acredito que o metrô de BH saia, não vai ser para este ano, mas ele começa a sair do papel até o fim do ano para valer”, disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio 98 FM. Antes, o presidente afirmou que a expansão do trem “tem tudo para sair”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O TCU (Tribunal de Contas da União) deu mais um passo favorável aqui a essa negociação. Eu não quero prometer, mas está caminhando bem; essas coisas demoram mesmo. Pode cobrar à vontade”, disse.
A execução da obra ainda está sendo julgada pelo TCU, o que emperra o lançamento do edital.
Nova expectativa
O metrô que atende a Região Metropolitana de BH, administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), voltou à pauta do Governo Federal em agosto de 2021. À época, Bolsonaro e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciaram o acordo.
No mês seguinte, em evento na Cidade Administrativa, sede do governo mineiro, houve a sanção do projeto que libera a operação financeira envolvendo a CBTU em Minas.
Uma nova concessionária terá aporte de R$ 2,8 bilhões, mais R$ 400 milhões do Governo de Minas, para pagamento de dívidas, término da linha 1 (Eldorado/Venda Nova) e construção da linha 2 (Calafate/Barreiro).
A expansão do metrô é uma pauta de políticos há pelo menos 25 anos.
Seja o primeiro a comentar