Governo de MG tenta destravar outras concessões de rodovias, metrô e parques até o fim do ano

O projeto mais avançado neste momento, também modelado pelo banco de fomento federal, é a concessão dos parques estaduais de Ibitipoca (foto) e Itacolomi, na Zona da Mata — Foto: Reprodução/site Parque Estadual do Ibitipoca
O projeto mais avançado neste momento, também modelado pelo banco de fomento federal, é a concessão dos parques estaduais de Ibitipoca (foto) e Itacolomi, na Zona da Mata — Foto: Reprodução/site Parque Estadual do Ibitipoca

Valor Econômico – O governo de Minas Gerais pretende lançar este ano outros projetos de concessão, segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, Fernando Marcato.

Um deles, feito em parceria com a União, é o Metrô de Belo Horizonte. O secretário afirmou que irá amanhã a Brasília conversar com os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo (relator do processo sobre o leilão) e Antônio Anastasia.

“Hoje já existe um parecer favorável da unidade técnica do TCU. Estarei amanhã com os ministros e, se o tribunal liberar — e temos a expectativa de que libere —, conseguimos colocar [o edital] na praça ainda neste ano, talvez dentro de um mês”, afirmou.

No segmento de rodovias, além das três concessões licitadas nos últimos dias, o governo trabalha em outros três projetos. Um deles, a BR-356, entre Belo Horizonte e Ouro Preto, poderá ser destravado pelo acordo de indenização que está sendo negociado entre o Estado e a Vale, pelos danos causados na tragédia de Mariana, diz ele.

“Os estudos estão indicando necessidade de aporte. Já fizemos as audiências públicas, mas com a variação de custos e o desafio grande de capex [investimento], ao que tudo indica vai precisar de aporte público para se viabilizar. Estamos na iminência de assinar o acordo de reparação de Mariana e, por ser na região, a PPP tende a receber recursos”, afirmou.

Ele diz que não sabe se haverá tempo suficiente para fazer o leilão ainda neste ano.
Há ainda outros quatro lotes sendo estruturados em parceria com o BNDES, dos quais dois se mostraram superavitários até o momento.

Agora, os projetos passarão por uma atualização dos valores de investimento, para contemplar o novo cenário de inflação de insumos. “A gente tinha segurado propositalmente, porque não adianta inundar o mercado com projetos. Optamos por lançar só esses dois [Lotes Sul de Minas e Triângulo Mineiro, também feitos em parceria com o BNDES]”, disse Marcato.

O grande desafio, segundo o secretário, é conseguir atrair investidores dispostos a participar dos leilões. Ainda assim, ele avalia que é possível lançar um ou dois novos lotes em 2022.

O projeto mais avançado neste momento, também modelado pelo banco de fomento federal, é a concessão dos parques estaduais de Ibitipoca e Itacolomi, na Zona da Mata. “Falta só o parecer da Advocacia do Estado. Esperamos que, dentro de um mês, possamos lançar”, afirmou.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/08/17/governo-de-mg-tenta-destravar-outras-concessoes-de-rodovias-metro-e-parques-ate-o-fim-do-ano.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*