Valor Econômico – A Rumo, empresa de logística do grupo Cosan, registrou lucro líquido de R$ 30 milhões no segundo trimestre deste ano, uma queda de 90,4% na comparação com o mesmo período de 2021. O lucro atribuído aos acionistas controladores foi de R$ 33,9 milhões, uma retração de 89,2%.
A receita operacional líquida da companhia subiu 11,2% no trimestre, chegando a R$ 2,465 bilhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou em R$ 1,198 bilhão, em linha com o resultado do ano passado, com leve alta de 0,2%.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O volume transportado pela empresa foi de 18,633 bilhões de TKU (tonelada por kkm útil), um aumento de 4,1% em relação ao segundo trimestre de 2021. Essa alta foi impulsionada pelo avanço de 6,5% no segmento industrial e de 3,6% nos produtos agrícolas, considerando a operação consolidada da empresa. A Operação Norte, principal negócio do grupo, teve um aumento de 15,4% na movimentação, tanto pelo maior fluxo de produtos agrícolas nas Malhas Norte e Paulista quanto pela Malha Central, concessão mais recente da Rumo.
Porém, os custos consolidados e despesas da companhia subiram 18,2% no período, para R$ 1,768 bilhão. O maior salto se deu pelo aumento de gastos com combustível, tanto pela alta de volumes como pela disparada de 42% no preço do combustível.
O resultado financeiro do segundo trimestre também teve impacto negativo de R$ 592 milhões, uma alta de 68,5% na comparação anual.
A dívida abrangente líquida do grupo foi de R$ 9,57 bilhões, com ligeira queda de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A alavancagem financeira (medida pelo endividamento líquido pelo Ebitda) se manteve estável em 2,7 vezes.
Os investimentos totais do trimestre caíram 35%, para R$ 678 milhões. A redução se dá pelos menores gastos com locomotivas e terminais na Malha Central, após o início da operação em São Simão e Rio Verde.
Seja o primeiro a comentar