Movimentação de carga nos portos brasileiros cai 3,3% no 1º semestre, informa Antaq

Setor formado pelos portos públicos e terminais privados movimentou 581,3 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano — Foto: Ana Paula Paiva/Valor
Setor formado pelos portos públicos e terminais privados movimentou 581,3 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano — Foto: Ana Paula Paiva/Valor

Valor Econômico – Os portos brasileiros tiveram queda de 3,3% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira (15) a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O setor, formado pelos portos públicos e terminais privados, movimentou 581,3 milhões de toneladas nos primeiros seis meses deste ano.

A menor demanda por parte da China — influenciada pelo fechamento dos portos em cumprimento a protocolos sanitários relacionados à pandemia da covid-19 –, a estiagem que atingiu a produção de soja e outros fatores, como o desaquecimento da economia global, afetaram as exportações de commodities brasileiras.

De acordo com a Antaq, a navegação de longo curso, atrelada às trocas comerciais com outros países, movimentou 398,3 milhões de toneladas nos primeiros seis meses. Houve retração de 4,8% em relação a 2021.

Os dados da Antaq indicam que os principais parceiros comerciais do Brasil nas exportações são a China (47%) e os Estados Unidos (5%). Nas importações, os principais parceiros comerciais são os Estados Unidos (24%), China (11%), Rússia (8%) e Argentina (6%).

De acordo com a Antaq, o setor registrou no primeiro semestre de 2022 a movimentação de 335,9 milhões de toneladas de granel sólido (variação de -4,4%), 148,1 milhões de toneladas de granel líquido (-4,5%), 62,7 milhões de toneladas de contêineres (-4,4%) e 34,7 milhões de toneladas em carga geral (+18,6%).

Entre as principais mercadorias, houve queda na movimentação de minério de ferro (-6,4%), petróleo (-5,6%) e soja (-11,2%). A desaceleração da economia global tem impactado o setor de logística, conforme informou o Valor na última semana.

Apesar da queda no transporte de cargas no primeiro semestre, a Antaq prevê uma recuperação da movimentação na segunda metade do ano, quando é observado historicamente um aumento. A agência estima que o país alcançará a movimentação de 631 milhões de toneladas no segundo semestre, o que representaria o crescimento de 2,9% em relação ao mesmo período de 2021.

Se confirmada essa previsão para o segundo semestre, o setor portuário brasileiro registrará a movimentação de 1,212 bilhão de toneladas no ano de 2022. Este volume representaria uma ligeira queda (-0,29%) em relação ao registado em 2021.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/08/15/movimentacao-de-carga-nos-portos-brasileiros-cai-33percent-no-1o-semestre-informa-antaq.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*