Valor Econômico – A VLI fará neste mês os primeiros testes operacionais do polo de fertilizantes no Terminal Integrador de Palmeirante, em Tocantins. A estrutura, que já está com cerca de 70% de suas obras concluídas, conta com uma pera ferroviária (pátio em formato circular que permite o transbordo da carga sem que o trem precise ser desmembrado), vias férreas, moega de descarga e armazenagem com capacidade para 60 mil toneladas.
A implantação da estrutura começou no segundo semestre de 2021. A VLI trabalha em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), responsável pela construção e operações no terminal.
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O polo de fertilizantes de Palmeirante tem importância estratégica na movimentação de cargas no chamado Arco Norte do país, segundo mostrou reportagem do Valor na semana passada. O transporte de fertilizantes do Porto de São Luís a Palmeirante abastecerá, além de Tocantins, Pará, Piauí e a região nordeste de Mato Grosso.
“O novo corredor de fertilizantes possui a capacidade de abastecer uma região altamente produtiva, além de ser uma semente para o desenvolvimento de um polo industrial”, diz Gabriel Fonseca, gerente-geral comercial de agroindústria e líquidos da VLI.
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