Metrô CPTM – A CPTM publicou no final de agosto uma nova licitação para a realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva nos 35 trens da série 8500 incluindo o fornecimento de materiais e insumos.
Os trens da série 8500 atualmente estão alocados, em sua grande maioria, nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 12-Safira onde operam pelo serviço 710. Sete composições operam na Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos sob gestão da ViaMobilidade.
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O contrato estabeleceu uma quantidade de trens a serem disponibilizados para a empresa contratada tendo em vista a devolução gradual das composições para a CPTM.
Serviços englobados
Os principais serviços a serem realizados pela empresa contratada serão:
1 – Fornecimento de serviços de apoio administrativos relativos à realização dos serviços como assistência médica, vale transporte, segurança patrimonial, limpeza, etc.
2 – Realização de manutenções preventivas e corretivas
3 – Atendimento de socorro em acidentes onde os trens 8500 tenham sido atingidos.
4 – Fornecimento de todos os materiais necessários para desempenhar as atividades de manutenção, bem como os itens para o restabelecimento por parte das equipes da CPTM.
5 – Aquisição de ferramentas especiais para realização das atividades de manutenção.
6 – Manutenção dos equipamentos disponibilizados pela CPTM
7 – Manutenção das edificações disponibilizadas pela CPTM
8 – Avaliação e revisão de procedimentos de manutenção
9 – Serviços de engenharia de manutenção incluindo controle e registro de atividades, análise de falhas, estudo para melhorias e relatórios específicos.
10 – Implantar e manter atualizado o sistema de controle de dados gerenciais de manutenção dos trens da série 8500
As manutenções realizadas pela empresa contratada deverão ser distribuídas entre duas estruturas da CPTM. O Abrigo Roosevelt próximo a estação Brás e o Abrigo Engenheiro São Paulo II entre as estações Brás e Tatuapé.
Em termos de serviços, serão realizadas manutenções preventivas nas composições da série 8500 levando-se em consideração a programação pré definida pelo fabricante. Cada trem tem uma produção quilométrica mensal que varia entre 15 mil e 20 mil quilômetros por mês. Não poderão ser realizadas manutenções acima dos limites definidos pelo fabricante.
O contrato estabelece que deverão ser realizadas 35 revisões de nível F, onde há maior nível de complexidade dado o maior desgaste dos componentes gerais dos trens. Essa revisão ocorre a cada 1.200.000 km rodados com tolerância de 60 mil km para mais ou para menos.
A primeira manutenção de nível F deverá ocorrer até o 13º mês de contrato. Deverão ser realizadas até duas revisões deste porte de forma simultânea. Caso os trens ultrapassem o limite estabelecido pela fabricante, a contratada irá assumir a responsabilidade técnica e adotará medidas mitigatórias.
Em termos de manutenção corretiva, as equipes da empresa contratada deverão dispor de equipamentos e equipe para solucionar no menor tempo possível as inconsistências de desempenho da composição, que só deverá ser liberada após a realização de testes que assegurem a resolução do problema.
O contrato ainda destaca serviços importantes como:
- Troca de rodas e discos de freio
- Reperfilamento de rodas
- Troca de rodeiros e substituição de truques
- Rádio Terra-Terra, ATC-ATO e CBTC
- Atendimento de socorro
- Manobras de trens e testes
- Limpeza dos equipamentos sobestrado
- Limpeza interna dos trens
- Combate e controle de pragas
- Análise da qualidade do ar dos trens
- Limpeza das instalações
- Tratamento de resíduos (reciclagem e inservíveis)
Os itens relativos à manutenção fazem parte do chamado “Evento A” do contrato. O “Evento B” contempla a realização de reparos de itens vandalizados e pequenos acidentes com os trens.
Os itens englobados nesta categoria se referem aos eventos caracterizados como Falha Nível A, Nível B e Nível C. Trata-se de consertos de diversos itens como bancos, parabrisas, revestimento e acabamento interno que tenham sofrido atos de vandalismo.
Serão também considerados na categoria de pequenos acidentes as inundações que são causadas por eventos climáticos adversos. Nestas situações os equipamentos como motores e redutores são diretamente afetados e deverão ser tratados conforme as normas técnicas especificam.
Inscrições, pichações e outros tipos de vandalismos que podem ser removidos através de limpeza serão de responsabilidade da empresa contratada. Em determinadas circunstâncias a CPTM poderá fornecer materiais para reparo de vandalismos. Nesta circunstância a empresa contratada deverá apenas atuar com a resolução da falha.
A audiência pública para a licitação de manutenção dos trens da série 8500 está marcada para o dia 27 de setembro. O prazo contratual definido será de 60 meses (5 anos).
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