Metrô busca novos fornecedores para pneus do monotrilho da Linha 15-Prata

Monotrilho anda através de rodas de borracha (Jean Carlos)
Monotrilho anda através de rodas de borracha (Jean Carlos)

Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo abriu nesta semana o regulamento para selecionar empresas interessadas no processo de desenvolvimento e homologação de pneus para o monotrilho da Linha 15-Prata. O objetivo é habilitar mais fornecedores do produto já que atualmente apenas a francesa Michelin possui esse tipo de pneu.

Com a proposta aberta, a companhia pretende habilitar mais empresas a apta a participarem de futuras concorrências, o que deve proporcionar redução nos custos de fornecimento. Atualmente, por conta da inexistência de similares, o Metrô precisa adquirir os pneus com dispensa de licitação.

Os pneus são apontados por críticos do monotrilho como um dos problemas do modal, por conta de um suposto desgaste excessivo. No edital, no entanto, o Metrô cita que os pneus de carga, que suportam o peso dos vagões, podem rodar cerca de 200.000 km enquanto os pneus-guia, instalados nas laterais, têm durabilidade de 250.000 km.

Embora tenham várias semelhanças com outros tipos de pneus, os produtos voltados ao uso de monotrilhos possuem características que devem ser atendidas pelos potenciais fornecedores. Entenda quais são elas:

Os pneus do monotrilhos são compostos de materiais viscoelásticos com formato de anel, de forma que suas camadas possam suportar esforços internos e externos. Sua câmara interna é preenchida por gás nitrogênio pressurizado.

Componentes do pneu do monotrilho (Metro SP)
Componentes do pneu do monotrilho (Metro SP)

As principais características dos pneus são a absorção de impactos e vibrações providos pelo contato com a viga trilho, possuem boa resistência ao desgaste e fadiga, permitem tráfego com baixo nível de ruído e baixa resistência ao rolamento. 

Os pneus são divididos em dois tipos: O pneu de carga (na parte superior da viga) e o pneu guia, instalados em suas laterais.

Truque do monotrilho com pneus (Metro SP)
Truque do monotrilho com pneus (Metro SP)

O pneu de carga tem como principal função o suporte da carga de todo o trem que entra em contato com a superfície superior da viga trilho. Também executa as funções relativas à tração e frenagem.

O pneu guia ajuda no alinhamento e estabilidade do trem para que fique dentro dos padrões de projeto. A ideia é que esta estabilidade seja mantida independentemente das condições da via, seja em reta, em curva, aclives ou declives.

Deformação do pneu com carga (Metro SP)
Deformação do pneu com carga (Metro SP)

egundo o Metrô, o ciclo de vida dos pneus é de 200 mil quilômetros (Pneu de Carga) e 250 mil quilômetros (Pneu Guia). Em termos de idade, um pneu de carga pode durar seis anos em uso, enquanto o guia dura até 10 anos em uso.

Características técnicas dos pneus (Metrô SP)
Características técnicas dos pneus (Metrô SP)

Os produtos produzidos deverão ser submetidos a diversos testes e inspeções para verificar a qualidade dos novos materiais.

Lista de testes a serem feitos nos pneus (Metrô SP)
Lista de testes a serem feitos nos pneus (Metrô SP)

Após todos os testes, incluindo os dinâmicos que são realizados nos trens, o metrô deverá receber o caderno técnico dos novos produtos. Caso tudo esteja em conformidade a empresa receberá o certificado de homologação.

Cabe citar que, após o recebimento de tal certificado, a empresa não poderá realizar alterações no produto ou no processo de fabricação do mesmo, sendo necessário a comprovação de que as regulações não afetem o desempenho dos pneus.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-busca-novos-fornecedores-para-pneus-do-monotrilho-da-linha-15-prata/

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