O Globo – Em uma Copa do Mundo com os jogos concentrados numa mesma cidade, o transporte público precisa funcionar como relógio. Mas não é só a pontualidade que tem chamado a atenção de torcedores e jornalistas durante o Mundial: o metrô de Doha possui instalações novas, estações imponentes e estrutura interna impecável.
“Parece um avião, mas é um metrô. A linha verde do metrô do Catar é impecável”, escreveu o jornalista argentino Diego Bautista.
As poltronas da primeira composição de cada trem, realmente, lembram de um avião. Nas cores tradicionais do Catar (dourado com detalhes marrons), elas são grandes, acolchoadas e com confortável encosto para a cabeça. É onde, geralmente, se sentam famílias locais, embora não tenha divisão entre os vagões. O piso tem tom amadeirado e o teto possui desenhos geométricos, que também decoram os vidros ao lado das portas. Os demais vagões têm poltronas “mais simples”, embora também confortáveis.
As estações se destacam pela limpeza e imponência. Todas ainda com instalações muito novas, uma vez que o sistema foi inaugurado em 2019. Existem três linhas principais (verde, vermelha e dourada), e há planos de inauguração da linha azul até 2027. São 76 quilômetros de extensão passando por 37 estações.
Poltronas, qualidade e limpeza do metrô de Doha impressionam estrangeiros
Sete dos oito estádios da Copa do Mundo são servidos pelo transporte sobre trilhos. Apenas o Al Bayt, ao Norte do país, não é atendido por linha de metrô.
Seja o primeiro a comentar