Folha de S. Paulo – A linha 12-safira da CPTM –que liga a Grande SP ao centro da capital paulista– continua funcionando com interrupção no trecho entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé nesta segunda-feira (5). Um trem de carga descarrilou na madrugada de sábado (3), deixando a via e a linha 11-coral operando parcialmente.
Segundo a CPTM, das cinco locomotivas da MRS Logística –com dez vagões de carga de areia e seis de bobinas de aço– ainda faltam retirar três vagões, que seguem bloqueando os trilhos da linha 12. Ainda não há previsão para conclusão dos trabalhos. Equipes trabalham ininterruptamente, segundo a companhia, para restabelecer o funcionamento da via o quanto antes.
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Com isso, os trens da linha 12 seguem circulando em dois trechos: entre as estações Calmon Viana e Engenheiro Goulart e entre Tatuapé e Brás.
A linha 11-coral voltou a circular normalmente às 4h desta segunda, com velocidade reduzida apenas no trecho do Tatuapé, em decorrência das obras na linha 12, afirma a CPTM.
O serviço do Expresso Aeroporto continua suspenso até a liberação da linha 12-safira.
Como alternativa ao trajeto ainda interditado, foram disponibilizados 80 ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio Entre Empresas em Situação de Emergência). Mas os passageiros enfrentam demora e lotação.
Para tentar minimizar o impacto da interdição da linha 12, o Metrô iniciou sua operação mais cedo, às 4h, prestando serviço nas estações Brás e Tatuapé, na linha 3-vermelha, sem paradas nas estações intermediárias.
Além disso, as transferências com a CPTM nas duas estações estão liberadas durante os horários de pico.
Os trabalhos para remoção do trem de carga descarrilado completam quase 48 horas. Desde a madrugada do último sábado, passageiros enfrentam superlotação de trens e plataformas. Nas redes sociais, usuários relataram discussões e até brigas.
Em nota, a MRS diz que o incidente, ocorrido por volta da 1h20, não deixou feridos ou carga tombada na via.
Após o acidente, foi acionado o sistema Paese para auxiliar na circulação dos passageiros. No entanto, os usuários reclamavam da longas filas e diziam ter que aguardar até uma hora para embarcar nos coletivos gratuitos.
A CPTM afirma que o problema foi resolvido neste domingo, reitera entender o tamanho do problema ocasionado por este descarrilamento e afirma que irá trabalhar 24h para reestabelecer o funcionamento pleno da linha ainda afetada.
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