O Globo – A Supervia foi multada pelo Procon RJ, nesta quarta-feira, após serem constatados problemas em três estações do ramal Santa Cruz. Durante a operação Estação Segura, iniciada em abril deste ano, a autarquia fiscalizou mais de 30 estações, dentre elas as estações do Méier, Engenho Novo e Sampaio, todas pertencentes ao Ramal Santa Cruz, e constatou problemas em relação à acessibilidade, atrasos, má conservação das estações, trens lotados, espaçamento acentuado entre os trens e a plataforma, podendo causar acidentes, além da presença de homens em vagões destinados apenas às mulheres.
— Essas irregularidades ferem o direito do consumidor a um serviço de transporte adequado, eficiente, e seguro. Assim, após analisar os argumentos da empresa, que foram considerados insubsistentes, o fornecedor foi multado em R$ 1.538.880,00 — aponta o presidente do Procon RJ, Cássio Coelho.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Também nesta quarta-feira, os agentes de fiscalização do Procon retornaram às mesmas estações para averiguar se as irregularidades encontradas anteriormente foram sanadas, e verificaram policiamento nas estações, escadas rolantes em funcionamento ou em manutenção. Porém, os problemas de acessibilidade, falha na informação, má conservação das estações e espaçamento acentuado entre trens e plataformas continuam sendo encontrados, o que acarretou na lavratura de um novo auto de infração.
Até o momento, a Supervia acumula R$ 12.506.00,00 em multas aplicados pela autarquia desde o início da Operação Estação Segura, que, segundo o Procon, seguirá de forma constante, objetivando a melhora deste serviço.
Seja o primeiro a comentar