Fogo embaixo de roda assusta usuários de trem; Linha-8 teve tarde de transtornos nesta segunda após descarrilamento

Fogo embaixo de roda de trem na Linha-8 Diamante em SP — Foto: Reprodução
Fogo embaixo de roda de trem na Linha-8 Diamante em SP — Foto: Reprodução

G1 – Passageiros da Linha-8 Diamante da ViaMobilidade tiveram uma tarde de transtorno nesta segunda-feira (16). Além de um trem ter descarrilado na região da Estação Lapa, Zona Oeste da capital paulista, houve registro de fogo embaixo da roda de um trem que estava parado na estação Quitaúna, em Osasco.

Vídeos enviados para o Bom Dia São Paulo mostram a fumaça saindo do trem e as chamas embaixo de uma roda por volta das 18h30. Um passageiro e um funcionário usaram extintores para apagar as chamas. (veja abaixo).

A ViaMobilidade informou que o trem apresentou aquecimento no rodeiro, que é o eixo do trem, e que por medida de segurança ele foi esvaziado na estação Carapicuíba e não seguiu viagem. A operação nesta terça-feira (17) segue normalmente.

Vídeo: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/video/fogo-embaixo-de-roda-assusta-usuarios-de-trem-na-linha-8-diamante-11285918.ghtml

Descarrilamento

Ainda durante a tarde, um trem com passageiros descarrilou na Linha 8-Diamante da ViaMobilidade. O veículo seguia no sentido Itapevi e a ocorrência aconteceu na região da Estação Lapa, na Zona Oeste da capital paulista.

Uma passageira informou à TV Globo que usuários do transporte que aguardavam pelo trem na Estação Barra Funda só foram informados da ocorrência após 40 minutos de espera.

Segundo a concessionária, não houve registro de vítimas. O sistema Paese foi acionado para atendimento dos passageiros e técnicos da ViaMobilidade atuaram para normalizar a situação.

Histórico de problemas

Desde janeiro de 2022, as linhas 8 e 9, que eram da CPTM, foram concedidas e passaram a ser gerenciadas pela ViaMobilidade. Por conta das inúmeras falhas nas linhas, o Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à empresa.

A promotoria diz ter provas suficientes para pedir na Justiça a suspensão do contrato da CPTM. O TAC, entretanto, não foi aceito pela ViaMobilidade.

O promotor de Justiça Silvio Marques, que acompanha o caso, disse nesta segunda (16) que não há mais possibilidade de acordo com a ViaMobilidade: “Agora, esperamos a rescisão administrativa. Se isso não ocorrer, vamos pedir a rescisão judicial, além de requerer indenização”.

Em 2022, houve dois casos de descarrilamentos na Linha 8-Diamante, um em 21 de agosto e outro em 7 de dezembro.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/01/17/fogo-embaixo-de-roda-assusta-usuarios-de-trem-linha-8-teve-tarde-de-transtornos-nesta-segunda-apos-descarrilamento.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*