O dispositivo, chamado Sistema Auxiliar de Sinalização para Maquinista (SASM), é composto por três botões (verde, amarelo e vermelho) instalados no painel de comando da cabine do trem.
A SuperVia está implementando um equipamento que reforça seu sistema de sinalização (Automatic Train Protection-ATP, na tradução livre Sistema de Proteção Automática) e auxilia os maquinistas na condução dos trens. O dispositivo, chamado Sistema Auxiliar de Sinalização para Maquinista (SASM), é composto por três botões (verde, amarelo e vermelho) instalados no painel de comando da cabine do trem. O condutor deve apertar sempre o botão da mesma cor da sinalização, que varia ao longo da linha férrea. Ele, então, se acende. A ideia é reforçar a percepção do profissional sobre a indicação do sinal naquele momento, para que ele não precise confiar apenas na memória do que viu. Além disso, o equipamento está interligado à tração da composição, o que impede, por exemplo, que o veículo saia do lugar caso a luz vermelha no painel esteja acesa.
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