Wabtec lança o KinetiX para inspeção automática de vagões e locomotivas na via

Estrutura do KinetiX na via permanente
Estrutura do KinetiX na via permanente

Wabtec lança o KinetiX, uma solução completa para melhorar a eficiência e a segurança de vagões e locomotivas

Inspecionar automaticamente vagões e locomotivas por meio de sistemas de detecção acústica, vibratória e sensores de visão infravermelha, além de um conjunto de algoritmos capaz de processar uma grande quantidade de dados e gerar indicadores importantes de manutenção. Todas essas tecnologias estão reunidas na solução KinetiX, a nova aposta da Wabtec para garantir, de forma completa, segurança e eficiência operacional nas ferrovias brasileiras.

O portfólio do KinetiX conta com tecnologias e equipamentos, cuja aplicabilidade na via varia de acordo com a escolha do nível de complexidade na inspeção de material rodante pelas operadoras. A solução já está presente em seis continentes, diz Adam Hausmann, gerente de Produtos da Wabtec nos EUA. Segundo ele, pode ser implementada em todos os tipos de ferrovias de carga e de passageiros, inclusive opera em ambientes considerados hostis, como linhas que atravessam um deserto na Austrália e regiões de baixa temperatura no Norte da Noruega.

Adam

No Brasil, parte do portfólio do KinetiX já opera nas principais ferrovias de carga, de forma segregada. A Wabtec pretende agora fornecer o conjunto completo de soluções, para que as concessionárias possam alcançar eficiência máxima na operação. Isso se dará através de um controle rígido de detecção de falhas em todos os componentes de vagões e locomotivas. “A combinação de todas as tecnologias do KinetiX permite que os clientes se concentrem na eficiência da operação ferroviária”, afirma Hausmann.

Muitos clientes mundo afora, de acordo com o gerente da Wabtec, optam por implementar o KinetiX dentro do modelo chamado ‘Super Site’, em que todos os sistemas e tecnologias do portfólio estão aplicados em um único local na via. Os equipamentos que compõem o ‘Super Site’ permitem inspeções de perfil completo de vagões e locomotivas. O monitoramento se estende a rodas, freios, acopladores, rolamentos e outros componentes.

Sensores acústicos, de visão e vibratório inspecionam todas as partes do vagão

“É muito mais eficiente para nossos clientes instalar esse tipo de solução de maneira concentrada do que ter sistemas espalhados em vários locais”, explica Hausmann, acrescentando que os ‘Super Sites’, geralmente, estão localizados perto de uma estrutura voltada à manutenção de ativos, para que os mesmos possam ser reparados após a realização da inspeção automatizada. “Também temos clientes que querem fazer o monitoramento de falhas dos ativos ou qualquer outra medição em um local específico da via e que seja adequado à sua operação. Então, isso realmente depende das necessidades de cada um”.

Visual e auditiva

Os sistemas que compõem o portfólio KinetiX fornecem inspeção proativa de vagões e locomotivas sem a necessidade de contato manual de operadores. Resumidamente, esse trabalho é feito por sistemas de visão infravermelha avançada (desenvolvida com base na tecnologia Beena Vision); sensores acústicos, térmicos e de vibração; gestão de algoritmos; e tecnologias de ‘machine learning’. Por meio dessas inovações, a ideia é suportar os clientes na identificação e gerenciamento dos indicadores de falhas dos ativos, além de rastreá-los em pátios e terminais ferroviários.

Hausmann explica que alguns defeitos podem ser visualizados, de forma remota, através da tecnologia de visão infravermelha, mas outros permanecem ocultos aos olhos dos operadores e também das câmeras inteligentes. Nesse caso, os sensores de acústica e de vibração entram em ação, por meio do sistema da Wabtec chamado Rail Bearing Acoustic Monitor (RailBAM). “As operadoras movimentam cargas 24 horas, sete dias por semana e o KinetiX tem o objetivo de manter vagões e locomotivas sempre em movimento, evitando atrasos e acidentes na via”, ressalta Hausmann.

O executivo da Wabtec diz que o Brasil é um mercado importante para a empresa em nível global. “As concessionárias ferroviárias do Brasil operam alguns dos maiores e mais eficientes trens do mundo, o que exige um alto nível de confiança em seus equipamentos para garantir que essas composições sejam seguras. Várias ferrovias brasileiras têm investido em tecnologias para operar seus trens com segurança e eficiência”, destaca, lembrando que o KinetiX também traz tecnologias que permitem a inspeção automática e o rastreamento de ativos em pátios, além de modelos de análise em cruzamentos ferroviários.

Hausmann acredita que as ferrovias brasileiras continuarão investindo, pelos próximos anos, em sistemas que garantam o máximo de vida útil de seus ativos. Nesse contexto, ganharão espaço tecnologias que contribuem para esse processo, pontua o gerente. Não por acaso, a área de Digital Eletronics já é considerada uma das mais importantes pela companhia.

“A Wabtec está investindo em todas as tecnologias de seu portfólio, incluindo o KinetiX Inspection Technologies, o Locotrol e o Trip Optimizer, além, é claro, da nossa locomotiva movida a bateria FLXdrive. Com isso, queremos continuar fornecendo uma experiência operacional perfeita aos nossos clientes”, conclui.

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7 Comentários

  1. “O instrumento é aplicável ao metrô” SIM.

    “Tem algum exemplo de Aplicação nos metros?” SIM, Amtrack -US, SNCF (foto anexo) França, Sclead-China, South West Trains-UK, Trafikverket Sweden etc…

    “Que vantagem trás para a manutenção?”
    Aumento da confiabilidade e disponibilidade: identifique os defeitos mais cedo e evite problemas com a falha de componentes.

    Simplifique as Inspeções e Operações: automatize o processo de inspeção por meio de monitoramento contínuo de ativos.

    Otimize a frente de trabalho: utilize melhor os recursos, economizando tempo e dinheiro.

    Maximize a vida útil do ativo: programe e execute a manutenção preditiva.

    Melhore a segurança & conformidade: detecte indicadores precoces que podem levar a incidentes de segurança.

    Informações para elaboração de especificação:
    https://www.youtube.com/watch?v=-e9pz1fwdJk

  2. Este tipo de solução já é utilizada há vários anos na Europa, fornecido pela Mermec. Principalmente na entrada de tuneis longos, onde pode-se detectar se o trem está dentro do gabarito ou evitar que o mesmo entre no túnel com algum vagão pegando fogo. O mesmo se usa para o planejamento da manutenção do material rodante. Este tipo de solução, combinando vários sistemas de medição e inspeção são chamados de wayside.

    • O conceito da palavra Waysides é bastante complexo. ( Subst. o lado do caminho; terra imediatamente adjacente a uma estrada, rodovia, caminho, etc.; beira da estrada)

      Os detectores Hot Box foram idealizados e desenvolvidos na década de 60 (documento em anexo) , no qual utilizam uma tecnologia Wayside que usa radiação infravermelha para medir temperatura nos rolamentos, meu ponto aqui é: qual o tipo de solução/tecnologia específica Wayside o Sr. Alejandro se refere?

      Podemos dizer que a Beena Vision e a TrackIQ foram uma das primeiras percussoras quando falamos em detecção de inspeção visual usando MVAs (Machine Vision Alghoritms) e monitoramento acústico aplicado em ferrovias Class 1 e de passageiros também.

      Em resumo, existem muitos detectores de sistemas Waysides, com tecnologias e capacidades específicas, não podemos afirmar que a Mermec, por exemplo, ou outro fornecedor qualquer usou os mesmos conceitos e tecnologia de monitoramento dos sistemas KinetiX.

  3. ……começamos com diafragmas e anéis de borracha da WABCO e depois ,na década de 80 na Fepasa já estavamos comprando do Zé da Esquina que fazia diafragmas sem tela interna ….parecia bexiga de festa , era aplicar o Ar Comprimido sobre o danado pra ele se romper. Êita lê lê. Tecnologia é muito bom quando vem junto com amor pela Ferrovia.

  4. Tecnologia ….excelente . Apenas uma observação , quando não se aplica dinheiro,verba,pila,corinho de rsto,bufunfa para a Ferrovia rodar bem daí os Limites e Tolerâncias das peças começam a mudar. Quando entrei na Fepasa a condenação dos Frisos das rodas era de 22mm e quando chegamos nas Décadas de 80 já havia reduzido para 17, 16,5 mm. Como diz o Chicó ,companheiro de João Grilo ; “eu não sei como foi ,mas sei que foi assim…”

  5. Boa tarde, este instrumento é aplicável para o trem do Metrô? Tem algum exemplo de Aplicacao nos metros?
    Que vantagem trás para manutenção?
    Gostaria de informações técnicos pois elaboro especificação .

    • i.“O instrumento é aplicável ao metrô” SIM.
      ii.“Tem algum exemplo de Aplicação nos metros?” SIM, Amtrack -US, SNCF (foto anexo) França, Sclead-China, South West Trains-UK, Trafikverket Sweden etc…
      iii.“Que vantagem trás para a manutenção?”
      Aumento da confiabilidade e disponibilidade: identifique os defeitos mais cedo e evite problemas com a falha de componentes.

      Simplifique as Inspeções e Operações: automatize o processo de inspeção por meio de monitoramento contínuo de ativos.

      Otimize a frente de trabalho: utilize melhor os recursos, economizando tempo e dinheiro.

      Maximize a vida útil do ativo: programe e execute a manutenção preditiva.

      Melhore a segurança & conformidade: detecte indicadores precoces que podem levar a incidentes de segurança.

      iv. Informações para elaboração de especificação:
      https://www.youtube.com/watch?v=-e9pz1fwdJk

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