Folha de S. Paulo – Os trens das linhas 8-diamante e 9-esmeralda em São Paulo, administradas pela ViaMobilidade, operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada desde segunda-feira (20).
As linhas têm registrado uma série de problemas, e a medida foi tomada após o caso mais recente, no último sábado (18), quando um trem com passageiros descarrilou na linha 8, entre as estações Sagrado Coração e Itapevi —uma mulher passou mal e precisou ser socorrida.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A concessionária afirma que identificou pontos importantes a serem corrigidos e que a redução da velocidade máxima (de 90 km/h para 70 km/h em alguns trechos) é necessária para o serviço de manutenção de trilhos e dormentes. Já o tempo de espera nas estações deve ter um acréscimo de 1 minuto.
Segundo a ViaMobilidade, o trabalho deve durar de três a quatro meses.
Com as mudanças, passageiros já se queixam nas redes sociais de trens lotados e longa espera nas plataformas.
HISTÓRICO DE PROBLEMAS
Administradas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda de trens vem apresentando uma série de falhas técnicas.
Para o Ministério Público de São Paulo, os problemas se devem a falta de manutenção preventiva nos trilhos. Em razão disso, a promotoria propôs um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) à empresa.
Como a ViaMobilidade não aceitou o acordo, o Ministério Público anunciou que pediria à Justiça o fim da concessão das linhas, além de indenizações.
Seja o primeiro a comentar