Poder 360 – O presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, disse nesta 3ª feira (25.abr.2023) que o Brasil tem potencial de ultrapassar a UE (União Europeia) e se tornar o 2º maior produtor de grãos do mundo.
“O agronegócio brasileiro, a produção agrícola brasileira, a pecuária brasileira, já acumula muito conhecimento em tecnologia que, somado com o esforço do governo e sem desmatamento, vai produzir muito mais e melhor”, disse Viana a jornalistas depois do Encontro Empresarial Espanha-Brasil, evento organizado pela Câmara de Comércio da Espanha.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O Brasil, provavelmente, vai passar a União Europeia na produção de grãos e na atividade da agroindústria”, declarou.
Viana também falou sobre o acordo Mercosul-UE, que deve ser discutido durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Madri. “Quem vai ganhar muito [com a aprovação do acordo] é o nosso país, são os países do Mercosul”, disse.
O presidente da Apex declarou ser “óbvio” que os interesses tanto do Brasil quanto da UE vão “estar em cima da mesa”, mas já esteve “mais longe” de um entendimento. “Agora, é a questão política”, disse, acrescentando que a Europa “entendeu” que o Brasil voltou e não vai mais, por exemplo, estimular o desmatamento.
Viana falou da possibilidade de o Brasil investir em outros mercados: “Em breve, nós vamos estar fazendo missões pela Apex, pelo governo, na Ásia, no Sudeste da Ásia, que é outro mercado que o Brasil pode conquistar, obviamente depois de avançar no acordo entre a União Europeia e o Mercosul”.
Lula discursou no mesmo evento e falou sobre o acordo. Declarou que Brasil e os demais países do bloco sul-americano “estão engajados” para avançar para que o acordo saia ainda esse ano.
“[A Espanha] poderá ajudar muito na conclusão desse acordo que eu imaginava que seria feito no meu 1º ano de mandato, em 2003”, disse o presidente. “Espero que a gente consiga fazer agora”, completou.
Fonte: https://www.poder360.com.br/agronegocio/brasil-pode-ser-2o-maior-produtor-de-graos-diz-jorge-viana/
A ironia disso é que continuamos perdendo no transporte, basta ver o que aconteceu no Paraná.
A indústria rodoviária continua inibindo o transporte ferroviário crescer, contribuindo
para sucatear nossas rodovias.
Tri-trens e bi-trens, como o nome já diz, é para trafegar por ferrovias.