Embarques do grão em alta

Valor Econômico – Com a proximidade do fim da colheita no Brasil, os embarques de soja devem continuar em ritmo acelerado neste mês. De acordo com as novas projeções da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o país deve embarcar 13,7 milhões de toneladas da oleaginosa em abril, um volume 20,8% maior do que o de abril do ano passado.

A entidade atualiza semanalmente suas estimativas de vendas de grãos ao mercado externo, calculadas com base na programação de navios nos portos. No mês passado, o Brasil exportou 14,4 milhões de toneladas de soja, o que representou um aumento de 18,5% em comparação com março de 2022.

No caso do farelo de soja, a Anec prevê embarques de 1,8 milhão de toneladas neste mês, ou 1,7% a mais do que em abril do último ano. As exportações brasileiras de farelo cresceram 31,12% no mês passado e alcançaram 1,7 milhão de toneladas.

Os embarques de milho também tiveram aumento expressivo no último mês – o volume, de 207,1 mil toneladas, foi 93% superior ao de março do ano passado. Neste mês, a tendência é que as exportações brasileiras do cereal percam forma, já que o plantio da segunda safra, que deve prevê exportações de 207,1 mil toneladas em abril, um volume 78% inferior ao do mesmo mês de 2022.

As exportações de trigo, por sua vez, deverão crescer 32,7% em abril e totalizar 207,5 mil toneladas, projeta a Anec. No mês passado, os embarques do cereal aumentaram 18,8%, totalizando 603,6 mil toneladas.

Fonte: https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/04/06/embarques-do-grao-em-alta.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0