G1 – O Ministério Público de São Paulo conduziu uma reunião nesta segunda-feira (3) com os responsáveis pela Linha 15 – Prata do Monotrilho sobre o processo de responsabilização pelo incidente de 8 de março, quando dois trens colidiram.
Na reunião, o Metrô afirmou ao MP-SP que um dos condutores dos trens que bateram estava em movimento, de costas para a via e usando o celular. Três pessoas foram responsabilizadas e serão demitidas: aquele que estava no centro de comando e monitorava a circulação dos trens naquele momento e os dois condutores dos trens envolvidos no acidente.
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Na reunião também foi feito um acordo amigável entre o consórcio responsável pela construção da via usada pela linha e o Ministério Público para reparar os danos já provocados sem que seja necessário entrar na Justiça para que as reparações sejam feitas. O acordo pode incluir um pagamento de indenização.
A última perícia feita pelo MP-SP foi em 18 de janeiro, antes da colisão entre os trens.
O Ministério Público concluiu que há irregularidades nas vigas do Monotrilho e, embora não haja risco de que as peças se soltem, isso prejudica a durabilidade da segurança do local e, por isso, devem ser tomadas medidas de correção ou a substituição dos reparos.
Os peritos do MP disseram ainda que foi usada uma composição de materiais desaconselhada em reparos estruturais e afirmaram que há necessidade de revisar os métodos empregados nos reparos e reconstituições nas estruturas de concreto.
Histórico da Linha 15-Prata
Só neste ano, cerca de um terço das falhas registradas nas seis linhas do Metrô de São Paulo foram na Linha 15-Prata, do Monotrihlo. Ao todo, são 22.
Em 13 de janeiro deste ano, a linha tinha uma trinca na estrutura por onde passam os pneus dos trens. O Metrô também disse que encontrou um descolamento de concreto na via, que causou a paralisação da circulação de trens por seis horas, em seis estações.
Em 22 de setembro de 2022, pedaços de concreto caíram sobre a ciclovia da Avenida Anhaia Mello, na Zona Leste. O Metrô afirmou que não se tratava de um pedaço da viga, mas sim de uma camada de cimento em excesso, retirada durante uma manutenção. Ninguém ficou ferido neste incidente.
O Ministério Público investiga desde 2020 a sequência de problemas da operação do Monotrilho. Depois de dois incidentes específicos, foi solicitada uma perícia.
Desde 2015, a Linha 15-Prata foi a campeã em acionamentos do sistema Paese, ônibus disponibilizados quando uma linha de Metrô ou trem não está funcionando normalmente.
Nos últimos cinco anos, segundo um levantamento feito pelo produtor Abrahão de Oliveira, da TV Globo, via Lei de Acesso à Informação (LAI), o Metrô acionou o sistema Paese 346 vezes, sendo que 209 dessas vezes foi para a Linha 15-Prata e 136 chamados foram emergenciais.
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