Tarcísio recebe laudo do MP sobre falha em trens em dia de novas panes

Metrópoles – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) receberá na tarde desta segunda-feira (3/4) cópia do laudo técnico do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que faz 48 recomendações à ViaMobilidade, empresa que opera as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens paulista.

O MPSP defende a ruptura do contrato da empresa com o governo paulista diante das constantes falhas que vêm sendo registradas na rede de trens. Desde janeiro do ano passado, ocorreram 10 casos de descarrilamento de trens.

Tarcísio, entretanto, tem defendido o plano de investimentos apresentado pela empresa, que prevê R$ 600 milhões em gastos para recuperar as duas linhas.

O governador marcou uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o promotor Silvio Marques, que vem conduzindo as investigações sobre a ViaMobilidade. O promotor recomendou que o estado rompesse o contrato com a empresa no começo deste ano e disse, na semana passada, que pretende levar o caso à Justiça.

Em fevereiro, dois secretário de Tarcísio já haviam procurado Sarrubbo e Silvio para tentar evitar o ingresso de uma ação. O governador vem se posicionando contra a proposta de suspender a concessão porque tem, nas privatizações, uma de suas plataformas de governo.

Falhas e lentidão

A ViaMobilidade registrou uma pane na rede de energia da Linha 5-Lilás da rede de metrô que paralisou a operação na manhã desta segunda (3/4) entre as estações AACD Servidor e Capão Redondo. O problema teria sido na rede de transmissão aérea de eletricidade. Os trens só circularam entre as estações AACD Servidor e Santa Cruz.

Na Linha 8-Diamante, da rede de trens, os usuários enfrentam lotação nas estações porque o intervalo entre as viagens está sendo de 16 minutos (o dobro dos dias normais) por causa de uma manutenção programada nos equipamentos de via.

Fonte: https://www.metropoles.com/sao-paulo/tarcisio-recebe-laudo-do-mp-sobre-falha-em-trens-em-dia-de-novas-panes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*