Metrópoles – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) receberá na tarde desta segunda-feira (3/4) cópia do laudo técnico do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que faz 48 recomendações à ViaMobilidade, empresa que opera as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens paulista.
O MPSP defende a ruptura do contrato da empresa com o governo paulista diante das constantes falhas que vêm sendo registradas na rede de trens. Desde janeiro do ano passado, ocorreram 10 casos de descarrilamento de trens.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Tarcísio, entretanto, tem defendido o plano de investimentos apresentado pela empresa, que prevê R$ 600 milhões em gastos para recuperar as duas linhas.
O governador marcou uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o promotor Silvio Marques, que vem conduzindo as investigações sobre a ViaMobilidade. O promotor recomendou que o estado rompesse o contrato com a empresa no começo deste ano e disse, na semana passada, que pretende levar o caso à Justiça.
Em fevereiro, dois secretário de Tarcísio já haviam procurado Sarrubbo e Silvio para tentar evitar o ingresso de uma ação. O governador vem se posicionando contra a proposta de suspender a concessão porque tem, nas privatizações, uma de suas plataformas de governo.
Falhas e lentidão
A ViaMobilidade registrou uma pane na rede de energia da Linha 5-Lilás da rede de metrô que paralisou a operação na manhã desta segunda (3/4) entre as estações AACD Servidor e Capão Redondo. O problema teria sido na rede de transmissão aérea de eletricidade. Os trens só circularam entre as estações AACD Servidor e Santa Cruz.
Na Linha 8-Diamante, da rede de trens, os usuários enfrentam lotação nas estações porque o intervalo entre as viagens está sendo de 16 minutos (o dobro dos dias normais) por causa de uma manutenção programada nos equipamentos de via.
Seja o primeiro a comentar