Governo de SP estuda reestruturação societária do Metrô, diz site

Valor EconômicoO governo de São Paulo pediu estudos para avaliar mudanças estruturais do Metrô. Consultorias privadas vão apresentar novos modelos de estruturas societárias para a estatal, segundo reportagem da CNN Brasil.

De acordo com a emissora, o estudo solicitado pelo governo pode permitir a entrada de sócios privados, oferta de ações em bolsa ou venda de subsidiárias. Por meio de nota, o Metrô confirmou a existência do estudo, sem entrar em detalhes, e afirmou que a contratação visa melhorar a eficiência.

“Entretanto, qualquer que seja o resultado apresentado, este deverá ser submetido à avaliação do acionista principal, que é o governo do Estado, bem como de órgãos vinculados”, afirmou o Metrô em nota à emissora.

Atualmente, o governo do Estado tem 97,6% das ações do Metrô e o restante é da prefeitura de São Paulo. Duas das linhas (4-Amarela e 5-Lilás) são operadas por uma empresa privada, do grupo CCR.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é defensor do modelo de concessões e privatizações. Na campanha eleitoral, sinalizou o interesse em rever modelos de empresas do Estado, como a Sabesp.

O governo solicitou cenários de viabilidade de uma nova estrutura societária com “diferentes modelos de negócios, riscos associados e retornos potenciais”. O objetivo, de acordo com o pedido, é atingir “significativa redução sustentável de custos” e liberar recursos para “atividades estratégicas”.

Fonte: https://valor.globo.com/google/amp/politica/noticia/2023/05/09/governo-de-sp-estuda-reestruturao-societria-do-metr-diz-site.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0