Metrô CPTM – A despeito da meta ambiciosa de investir R$ 5,6 bilhões em projetos de expansão e modernização em 2023, o Metrô de São Paulo continua com imensas dificuldades de colocar a teoria em prática.
Em quatro meses, a companhia só conseguiu empregar R$ 748 milhões desse montante, ou 13% do total. Num cálculo simplório, baseado no número de meses, esse dado já deveria ter chegado por volta de 33%.
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Dos projetos listados pelo Metrô, apenas os que envolvem a Linha 4-Amarela estão perto desse índice (31%), porém, o ramal já está praticamente pronto, com 99,9% do avanço físico registrado. Vale observar que se tratam de serviços complementares, que somam apenas R$ 118 milhões.
Considerando os empreendimentos em expansão, a Linha 2-Verde continua o destaque, com investimento de R$ 459 milhões de um total de R$ 2,7 bilhões previstos para este ano (17%).
A extensão até Penha, com oito estações, está avançando bem, mas ainda há muito a fazer. Os túneis a serem escavados pelo tatuzão “Cora Coralina” só serão abertos em meados do segundo semestre enquanto o Metrô ainda não lançou a aguardada licitação de aquisição de 44 novos trens.
De menor envergadura, mas bastante importante, a ampliação da Linha 15-Prata avançou 21%, com R$ 105 milhões empregados de um total de R$ 491 milhões.
Como não é mais surpresa, a Linha 17-Ouro continua um imenso problema. A fase prioritária, por mais irônico que isso soe, foi agraciada com quase R$ 1,1 bilhão de investimento em 2023, mas somente R$ 68 milhões foram usados (6%).
Curiosamente, há vários outros contratos em execução (sistemas, sistemas de alimentação elétrica, elevadores e escadas rolantes), mas a impressão é que não estão andando na velocidade ideal, influenciados pela parada nas obras civis após o afastamento do Consórcio Monotrilho Ouro (KPE e Coesa).
A situação não deve mudar tão cedo visto que o Metrô ainda não anunciou que empresa deve assumir os trabalhos do consórcio afastado.
Entre os demais projetos, a Linha 19-Celeste, ainda em estudo, consumiu R$ 16,7 milhões dos R$ 252 milhões disponíveis e os trabalhos relacionados à expansão da malha metroviária (onde estão projetos como as linhas 20, 16 e 22), apenas R$ 3,7 milhões.
Já na modernização dos três ramais mais antigos, o avanço é mais nítido na Linha 3-Vermelha, que está prestes a testar o sistema CBTC. A instalação de portas de plataforma, por sua vez, teve até aqui 6% do orçamento utilizado.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/metro-de-sao-paulo-so-investiu-13-do-planejado-para-2023/
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