Metrô CPTM – A ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás, deverá realizar a modernização das composições da Frota F. Os trens que operaram entre 2002 e 2017 com o sistema ATC estão sendo usados com menos frequência desde então.
O gerente de manutenção da Linhas 5-Lilás, João Mourão, afirma que os trens deverão passar por melhorias em entrevista ao ViaTrolebus.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Atualmente, as composições estão passando pelo processo de revisão geral do sistema de portas. Isso inclui a troca de válvulas, mangueiras e demais componentes do sistema, que é considerado crucial para a operação.
Além disso, a ViaMobilidade pretende realizar a modernização do sistema de tração, pneumático e de redes do trem.
Todos eles possuem um maior nível de complexidade, pois atuam ao longo de todo o trem. O sistema de tração é composto não somente por motores, mas por equipamentos elétricos de alta tensão que regulam este sistema.
O sistema pneumático é fundamental para o acionamento das portas e também para o controle dos freios da composição. É considerado um sistema bastante robusto e complexo.
O sistema de redes permitirá incorporar melhorias significativas no que se refere à comunicação com o passageiro. Os trens da Frota F atualmente não contam com sistema de aviso automático, sendo que todos os avisos públicos são emitidos pelo operador.
Depois da modernização, o trem da Frota F poderá ter sua vida útil prolongada. A maior disponibilidade destas composições poderá ser um fator crucial para permitir o aumento da oferta de trens no cenário onde a Linha 5-Lilás poderá ser expandida até a estação Jardim Ângela.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/viamobilidade-vai-modernizar-trens-da-frota-f-da-linha-5-lilas/
Seja o primeiro a comentar