A edição Maio/Junho está disponível no site para os assinantes da Revista Ferroviária. A matéria de capa é sobre o encontro de ferrovias heavy haul que será realizado entre os dias 27 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro. Trata-se da 12ª edição da Conferência da Associação Internacional de Heavy Haul (IHHA), onde são esperados cerca de 1 mil participantes de todos os cantos do planeta, para falar sobre inovações, desafios e o papel da ferrovia na descarbonização no setor de transportes.
É a segunda vez, desde 1978 (primeira edição da Conferência do IHHA), que o Brasil sedia o encontro – o primeiro foi em 2005, também na capital fluminense. Nessa reportagem falamos com as co-anfitriãs MRS e Vale e as ferrovias associadas ao IHHA, para conhecer as inovações tecnológicas que vêm pautando as operações mundo afora. Digitalização e sustentabilidade são o ponto em comum entre as operadoras heavy haul. A matéria traz também uma entrevista com o brasileiro e consultor de Engenharia da MRS, Antonio Merheb, eleito presidente do IHHA em setembro do ano passado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Na seção Entrevista, uma conversa com o secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, que assumiu o cargo em março deste ano. Ele detalha a parceria que a pasta firmou com o BNDES para o desenvolvimento de um estudo sobre 21 regiões metropolitanas do país, a fim de identificar os eixos de média e grande capacidades, e direcionar com mais assertividade os investimentos, já prevendo o crescimento da demanda futura.
A edição traz a cobertura completa do Prêmio RF 2023, que voltou em grande estilo num jantar precedido de coquetel, no último dia 27 de abril. A premiação contou com a presença de autoridades e personalidades importantes do país, entre elas o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o grande homenageado da noite, Blairo Maggi, escolhido Ferroviário do Ano de 2022. Na reportagem, estão a lista dos premiados e a galeria de fotos do maior evento metroferroviário do Brasil.
Em Expressas, a editora Bianca Rocha detalha o imbróglio que levou o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a remeter à conciliação a Ação Direta de Inconstitucionalidade 6553, que vem travando o projeto da Ferrogrão. Em reportagem, a decisão da Gumi Brasil, da Mitsui, de não seguir como acionista da SuperVia. A matéria traz um histórico de acontecimentos desde a concessão do sistema, em 1998, que contribuíram para a crise do transporte ferroviário no Rio de Janeiro.
Outra reportagem fala sobre o início das obras de conclusão do trecho 1 (Ilhéus-Caetité, BA) da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a cargo da Bamin. A conclusão da ferrovia é parte de um projeto gigantesco que a mineradora pretende implementar em solo baiano. No mercado, alguns definem como uma “mini-Carajás” a integração mina (Pedra de Ferro, em Caetité), ferrovia (Fiol 1) e porto (Sul, em Ilhéus) que a empresa trabalha para colocar de pé até 2027, ao custo de R$ 20 bilhões.
A edição traz também uma reportagem sobre a piora do nível de congestionamento na cidade de São Paulo, que coincide com o anúncio de medidas pelo governo federal para baratear o preço de carros. Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda também reforça o assunto. Ao acompanhar o anúncio do programa de incentivo à indústria de carros e ônibus, questionou em seu artigo: “E o trem?”.
No Estudo de Mercado, o levantamento dos equipamentos de manutenção de via das operadoras de carga e de passageiros, cuja quantidade aumentou entre 2022 e este ano. Em Suprimentos, as fabricantes dessas máquinas, que vêm surfando na onda dos investimentos pós-renovações das concessões das ferrovias. Em Nota Técnica, o artigo “Segurança Cibernética nos Trilhos – Aplicação Prática em Projetos de Sistemas”, finalista do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. O trabalho foi escrito por Ricardo Frade Mouriño, engenheiro especializado do Metrô de São Paulo.
Na seção Estatísticas, os números de movimentação em março e abril deste ano nas ferrovias de carga e de passageiros. Em Artigo, Frederico Araujo Turolla, sócio-fundador da Pezco Economics e presidente do PSP Hub-Estudos Infraestrutura e Urbanismo, fala sobre o estudo de caso que desenvolveu, com o objetivo de identificar os impactos sociais e econômicos que a Ferrovia Norte-Sul, tramo Norte, levou a municípios vizinhos. Os resultados foram relevantes e servem para ilustrar como a infraestrutura ferroviária contribui para o desenvolvimento regional no Brasil.
Na Foto do Mês, o vagão tanque produzido pela Greenbrier Maxion para o Grupo Inpasa. O material rodante vai circular na rota Rondonópolis (MT)-Paulínia (SP), operada apela Rumo. No Arquivo Ferroviário, uma das primeiras locomotivas diesel-elétrica a operar no Brasil, restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. No Sumário, uma foto da vista aérea da oficina de locomotivas da Rumo, em Araraquara (SP). Em Gente que faz Diferença, os funcionários que são destaques na FTL, Metrofor e na Boslooper.
Clique aqui para ler a edição completa.
Os assinantes receberão em breve o exemplar impresso.
Seja o primeiro a comentar