ANTT cobra explicações de concessionária e de empresa de trem turístico que ficou quase dez horas preso na Serra do Mar do Paraná

G1 – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cobrou informações da empresa responsável pelo trem turístico que na última quinta-feira (13) ficou quase dez hora preso na Serra do Mar em Morretes, no litoral do Paraná.

Em ofício enviado na sexta-feira (14) à Serra Verde Express, a agência reguladora questiona qual foi o atendimento prestado aos mais de 930 passageiros durante e após a interdição da ferrovia, além de outras informações sobre o incidente.

A ANTT também enviou ofício para a Rumo Malha Sul, concessionária responsável pela ferrovia utilizada pelo serviço turístico, questionando quais eram as condições da via no dia da interdição, qual foi o atendimento prestado aos usuários do serviço turístico, e outros detalhes do episódio.

A Serra Verde Express confirmou o recebimento o ofício, disse que o procedimento é protocolar e que irão responder com a máxima urgência. A empresa disse que desde o episódio tem prestado esclarecimentos à agência e que abertura de procedimento administrativo para formalização do pedido de informações é algo normal.

A Rumo informou que desde o incidente está em contato com a ANTT prestando informações.

Os passeios de trem deste sábado (15) estão cancelados por segurança. Porém, o serviço será retomado no domingo (16).

A Serra Verde Express diz que haverá saídas diárias até 30 de julho. Passageiros que tinham bilhetes para os dias 14 e 15 de julho, e que ainda não conseguiram resolver as situações, devem acionar a empresa pelo e-mail contato@serraverdeexpress.com.br.

Relembre o episódio

De acordo com a Serra Verde Express, o trem possui 22 vagões e saiu de Curitiba com destino a Morretes, no litoral, e parou por volta das 11h em um ponto a cerca de quinze quilômetros do destino diante de galhos e árvores nos trilhos.

A Prefeitura de Morretes esclareceu que o trem que saiu às 8h30 da capital e não conseguiu chegar ao destino por conta da queda das árvores. Segundo o município, o veículo ficou parado próximo à estação Engenheiro Lange em Porto de Cima, e Morretes.

Segundo a companhia, em 26 anos de operação, “é a primeira vez que um incidente meteorológico causa uma paralização tão longa neste percurso turístico”.

A empresa afirma que, além da tripulação, havia 932 passageiros no trem. Após quase dez horas parado, o veículo retomou a circulação e chegou na Estação de Morretes por volta das 21h.

Ao desembarcar, a companhia ofertou alimentação aos passageiros, que foram levados de ônibus e vans para Curitiba.

‘Tinha gente desmaiando’

O engenheiro Adams Richard é um dos passageiros que ficou preso no trem. Ele estava com a família fazendo o passeio e contou que pessoas chegaram a passar mal. Veja o relato acima.

“Nunca pude imaginar uma situação completamente sem controle como foi essa. Nós ficamos mais de 10 horas dentro do trem com criança de dois anos de idade. Começamos a ver pessoas ali que estavam chorando de medo. No outro vagão tinha gente desmaiando… Foi o caos,” disse.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/07/15/antt-cobra-explicacoes-de-concessionaria-e-de-empresa-de-trem-turistico-que-ficou-quase-dez-horas-preso-na-serra-do-mar-do-parana.ghtml

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