Metrô CPTM – A pandemia de COVID-19 vivenciada há poucos anos trouxe impactos significativos na demanda de transporte público. Nas linhas operadas pela iniciativa privada, que tem como modelo de negócio a obtenção de receita através da movimentação de passageiros, houve impacto significativo.
Durante a teleconferência de resultados para o segundo trimestre de 2023, o diretor financeiro do Grupo CCR, Waldo Perez, declarou que um importante reequilíbrio está sendo projetado para mitigar os impactos na queda de demanda vivenciada no período de pandemia.
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“Durante a pandemia a demanda ficou bastante abaixo do limite mínimo de 40% das nossas bandas de mitigação. As conversas estão avançando de forma bastante produtiva e esperamos ter notícias positivas em breve” declarou Perez.
Em resumo, o chamado reequilíbrio econômico-financeiro do contrato pode ser acionado em situações específicas, como aquela vivenciada durante o período de pandemia.
A CCR controla as concessionárias ViaQuatro (Linha 4-Amarela), ViaMobilidade Linhas 5 e 17 (5-Lilás e 17-Ouro) e ViaMobilidade Linhas 8 e 9 (8-Diamante e 9-Esmeralda), além de outros sistemas em estados como a Bahia.
Desta forma, a concessionária poderá pleitear uma margem de lucro maior para compensar o período de dificuldades financeiras. Isso pode ocorrer com aumento das tarifas técnicas ou com a prorrogação dos contratos. A alternativa ainda está em análise pelo governo e deverá ser anunciada em breve.
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