Bahia Notícias – A ampliação do alcance do sistema metroviário de Salvador e a Região Metropolitana tem sofrido uma forte gestão do governo da Bahia. Com uma estação em Lauro de Freitas no horizonte, as pastas que participam do projeto têm buscado alternativas para concretizar a ampliação.
Informações obtidas pelo Bahia Notícias com integrantes do processo de negociação da nova estação apontaram que um estudo segue sendo feito. A ideia é promover um equilíbrio-econômico com a CCR Metrô, concessionária responsável pela operação, para viabilizar e atender os “gatilhos” que permitiriam a chegada da nova estação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O contrato firmado teria um quantitativo de passageiros trafegando no sistema, com a Estação Aeroporto atingindo o volume de seis mil passageiros em horários de pico durante seis meses consecutivos, para que a nova estação fosse realizada. O metrô chega mais próximo da cidade na Estação Aeroporto, onde integra parte dos usuários com o equipamento.
Porém existe o projeto para a chegada da nova estação, que ficaria localizada em frente ao conhecido “Parque Shopping”, integrando a estação com o centro de compras também. O local fica localizado na estação Lauro de Freitas, no Km 3,5 da Estrada do Coco.
Em 2023, o sistema metroviário ganhou a estação em Campinas de Pirajá e, deve ter em breve, a de Águas Claras, ganhando mais cinco quilômetros de extensão. Conforme o governo da Bahia, as obras físicas já foram concluídas e agora os trens e estruturas estão passando pelos últimos testes para serem liberados para funcionamento comercial. O Governo do Estado destinou mais de R$ 700 milhões para a obra.
Seja o primeiro a comentar