Metrô inaugura fábrica de aduelas para construção de túneis da Linha 2-Verde

Diário dos Trilhos – O Metrô de São Paulo entregou nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2023, a sua nova fábrica de aduelas para utilização nas obras de expansão da Linha 2-Verde até o bairro da Penha, Zona Leste da capital.

Com um galpão de  2,5 mil m² localizado no Pátio Itaquera do Metrô, a capacidade será de produzir 56 segmentos de aneis por dia.

Estes aneis serão instalados durante as escavações dos túneis entre Vila Prudente e Penha, por meio da tuneladora em processo de montagem.

No total serão produzidos  9.414 segmentos de concreto, compondo assim os 4.202 círculos de aneis que vão revestir os quase 7 km do túnel da via, com cada anel levando cerca de seis horas para ter a montagem da armação, moldagem e cura a vapor do concreto completada.

Além de estrutura para a fabricação das aduelas (aneis), a fábrica também foi dotada de um exclusivo laboratório para os ensaios de controle tecnológico que permitirá maior agilidade na verificação da qualidade do concreto, bem como um pátio de estoque dos aneis em uma área de 16,7 mil m².

A expansão da linha 2 acrescentará 8,4 km de trilhos, com oito novas estações ligando a Vila Prudente até a Penha, na Zona Leste, permitindo a integração com a Linha 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM, diminuindo o número de pessoas que precisam seguir até o centro da cidade para acessar outras linhas do sistema.

A previsão é de beneficiar 400 mil pessoas em 2026, ano programado da entrega da expansão, fazendo da Linha 2-Verde uma das maiores com 23 km de extensão, com 22 estações indo da Vila Madalena à Penha, integrando com todas as outras linhas do sistema metroviário, 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás.

Fonte: https://diariodostrilhos.com/2023/09/21/metro-inaugura-fabrica-de-aduelas-para-construcao-de-tuneis-da-linha-2-verde/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*