Infomoney – O Ministério dos Transportes informou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que o lançamento do Plano Nacional de Ferrovias precisou ser adiado. A previsão era de que o pacote de obras e medidas para o setor fossem divulgados no próximo dia 19, em evento na B3.
Ocorre que, após diálogo com integrantes do governo, da academia e do setor, os técnicos que trabalham no plano precisaram ampliar “a visão do que está sendo colocado no papel”, conforme narrado pela assessoria de imprensa da pasta.
A assessoria diz que, embora não haja uma nova data prevista, é possível que haja atualizações sobre os projetos no próximo mês.
Segundo o ministério, o plano vai englobar uma série de medidas, incluindo eixos de desburocratização.
Ainda, dará foco a repactuações de concessões e na definição do uso de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
O Ministério dos Transportes projeta até R$ 40 bilhões de investimentos adicionais em ferrovias para além do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluindo recursos públicos e privados.
O PAC prevê R$ 94,2 bilhões para a malha ferroviária, sendo R$ 88,2 bilhões vindos da iniciativa privada e R$ 6 bilhões públicos.
Efetuar uma apresentação com dados abertos, incluindo relatórios e pesquisas de origem de destinos, comentando planos anteriores e suas falhas, e depois permitir discussão com a sociedade solicitando contribuições.
Acho o ótimo seria, primeiro definir a ferrovia que queremos, ou melhor a rede ferroviária que queremos e começar a medir os investimentos adequados e as oportunidades possíveis, e caminhar para um estudo financibilidade das propostas. Temos técnicos, academia, empresas do Brasil inteiro e de países vizinhos que podem contribuir.