Prioridades na ferrovia

Projetos Todos

A mudança de governos (federal e em alguns estados) este ano trouxe novas perspectivas e estratégias públicas para o setor ferroviário. Isso ficou claro no levantamento Todos os Projetos, feito anualmente de forma exclusiva pela Revista Ferroviária.

Em carga, o Novo PAC, lançado no último dia 11 de agosto pelo governo Lula, listou as obras ferroviárias que serão prioridade nos próximos anos.

Grande parte ainda está na categoria “estudos”, o que não garante que de fato vão sair do papel. Mas uma novidade concreta é o trecho pernambucano da Transnordestina.

Excluída do projeto original, a linha Salgueiro-Porto Suape deverá ser construída com aporte público.

O trecho de 600 km já tem 180 km prontos, sendo R$ 5 bilhões o custo previsto para concluí-lo. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, já estão assegurados no orçamento esse ano R$ 450 milhões para as obras serem retomadas em Pernambuco.

Mudanças e expectativas

Em passageiros, o destaque é o Trem Intercidades São Paulo-Campinas, projeto que está sendo tocado pelo governo do estado de São Paulo e que também foi incluído no Novo PAC. O edital foi lançado em março deste ano, mas recebeu muitos questionamentos dos players interessados. O documento deverá ser republicado, segundo a secretaria de Parcerias em Investimentos, e o leilão (antes previsto para novembro) deverá ficar para o início de 2024.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Veja todos os projetos ferroviários

A Revista Ferroviária desenvolveu um banco de dados que reúne todos os projetos ferroviários elencados no levantamento feito anual e exclusivamente pela publicação. Por meio dessa base, é possível filtrar os projetos de acordo com seu status (em andamento, parados ou no papel) e segmento (cargas ou passageiros).

Clique aqui para acessar Todos os Projetos.

A edição Julho/Agosto 2023 traz a relação completa dos projetos, incluindo os mapas de algumas linhas.

1 Comentário

  1. Trabalhei no projeto da Transnordestina do Sarney-Coelho 1988/1990; depois, no governo PT da Dilma e agora esta do PT amor: Excluída do projeto original, a linha Salgueiro-Porto Suape deverá ser construída com aporte público.
    Décadas imobilizando dinheiro publico, sem notícia de trem rodando para recuperar os investimentos.
    A gente aposenta e tudo continua como dantes no quartel de abrantes. É o centro, o CENTRÂO, os isentões, desde a proclamação da república, garantido que o Brasil é o pais do futuro ……dos outros.

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