Metrô CPTM – Os novos trens para a Linha 15-Prata do monotrilho já estão com as primeiras caixas sendo fabricadas na China. É o que revelam novas imagens divulgadas pelo Metrô em uma apresentação a que o site teve acesso.
As duas fotos, registradas no início de setembro, revelam um carro intermediário e um carro dianteiro. As composições estão sendo fabricadas pela CRRC Puzhen na China através de uma join venture com a Alstom..
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O contrato firmado com o Metrô é uma extensão do acordo feito a Bombardier, que projetou o modelo, batizado como Innovia 300.
A Alstom assumiu a fabricante canadense e herdou a nova encomenda de 19 novas composições para a Linha 15-Prata. Mas, ao contrário de 26 dos 27 trens originalmente produzidos numa fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, a empresa francesa preferiu montá-los na China, possivelmente por conta dos custos mais baixos.
Nota-se que as primeiras caixas estão com a estrutura externa praticamente finalizada e diversos pontos de solda nas extremidades da composição. O interior do carro intermediário ainda está sem acabamento interno.
Já o carro cabine apresenta avanços mais consistentes em termos de acabamento. A composição já possui postas instaladas e dispositivos de emergência na parte externa.
A CRRC já forneceu trens do modelo Innovia 300, os mesmos que operam na Linha 15-Prata, para sistemas de monotrilho na China, o que garante maior confiabilidade em sua construção pela experiência já adquirida.
O contrato para a compra de 19 novos trens da Linha 15-Prata foi firmado pelo valor de R$ 543,2 milhões. A compra ainda incluirá mais 8 trens que deverão ser fabricados futuramente. O reforço na frota deverá permitir a operação no trecho entre Ipiranga e Jacu-Pêssego até 2027.
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