Metrô CPTM – O Metrô de São Paulo lançou a licitação de sistemas de alimentação elétrica, telecomunicações e auxiliares da Linha 2-Verde em dezembro do ano passado como um dos principais contratos para viabilizar a expansão até a Penha.
O certame envolve não apenas instalar os sistemas citados pelo novo trecho de oito estações, mas também adequar e modernizar a infraestrutura em toda a extensão operacional. Portanto, se trata de um contrato robusto e crucial para os planos de expansão da malha metroviária.
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Ainda assim, apenas um participante compareceu à sessão de entrega de propostas realizada em julho após alguns adiamentos, a Agis Construção. Realizada em duas fases, a licitação previu primeiro a abertura da proposta técnica, que foi considerada apta pelo Metrô em 7 de novembro.
Nesta semana, a companhia abriu o segundo envelope, onde consta o valor pedido pela Agis: R$ 2.174.939.932,25. Sim, são quase R$ 2,2 bilhões pelo serviço, um montante bastante elevado e que seria suficiente para construir cerca de 2 km de uma linha de metrô.
Não há como avaliar se a proposta é coerente com o escopo já que, como não houve outros participantes, falta ao menos um valor de referência.
O Metrô possui um orçamento e que serve de parâmetro para suas análises, mas ele é mantido em segredo para não influenciar a licitação. Não por menos, a comissão de licitação afirmou na ata da sessão que a “proposta será submetida a um exame mais apurado” e que publicará o resultado da análise assim que ele for concluído.
A Agis Construção surgiu da junção da construtora Ferreira Guedes dentro do antigo grupo Construcap e que ainda inclui a Adtranz, que atua no segmento metroferroviário e de energia. Em setembro, a empresa assinou contrato com o Metrô para concluir as obras da Linha 17-Ouro.
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