ViaMobilidade tem trens que operam com janelas abertas e ar-condicionado fraco em dias de calor extremo em SP

G1 – São Paulo teve dias de calor intenso entre segunda-feira (13) e terça-feira (14), e trens das linhas 8 e 9 da ViaMobilidade circulavam com ar-condicionado ligado, mas com as janelas abertas, o que atrapalha a eficiência do aparelho.

g1 percorreu as linhas 8-diamante e 9-esmeralda na tarde de segunda e terça, quando as temperaturas chegaram a 37,7ºC, a segunda maior marca da história da cidade. A reportagem constatou que alguns trens antigos, que eram da CPTM, circulavam com as janelas abertas, enquanto os trens mais novos com as janelas fechadas.

A ViaMobilidade confirmou ao g1 que identificou problemas em aparelhos de ar-condicionado dos trens que pertenciam à CPTM e que comprou válvulas originais para fazer a troca (leia nota completa abaixo).

A empresa afirmou ainda que a orientação é para que os passageiros não abram as escotilhas, ou pequenas janelas que ficam em cima dos vidros fechados, mas que em dias de calor extremo, e com vagão lotado, observa que o fazem.

Durante o trajeto na segunda-feira, o g1 conversou com uma passageira que disse usar a linha 9 todos os dias e afirmou que, no geral, o ar-condicionado dos trens está sempre ligado. No entanto, nos modelos antigos, aqueles cedidos pela CPTM à ViaMobilidade, a ventilação é mais fraca se comparada aos carros mais novos.

“Depende muito do trem. Em geral, os trens sempre estão com o ar-condicionado ligado, mas têm uns com o ar-condicionado mais forte mesmo. Mas acredito que devido a esse calor, os trens podem não estar dando conta mesmo”.

No trajeto da estação Berrini até Osasco, ainda na linha 9, o g1 se deslocou em um trem da composição nova da Viamobilidade. Ele estava com as janelas fechadas e ar-condicionado mais gelado, se comparado ao anterior. Na ocasião, todos os passageiros pareciam confortáveis.

Na linha 8-diamante, da estação Osasco até Imperatriz Leopoldina, o trem era antigo e estava com as janelas abertas e ar-condicionado ligado. Na volta, o trem era novo e estava com as janelas fechadas, além do ar mais gelado.

Terça quente

Nesta terça-feira (14), quando o calor voltou a chegar a 37,7ºC, o g1 voltou à linha 9 com um termômetro. Três trens na estação Pinheiros e Cidade Jardim estavam com vagões com janelas abertas e outras fechadas. O termômetro marcou 31°C.

Na estação Vila Olímpia, outros compartimentos de outro trem apresentavam janelas abertas e fechadas. Em um que quase todas as janelas estavam fechadas o termômetro oscilou entre 26°C e 29°C, que variava quando a porta abria.

Um jovem, de 24 anos, que faz o uso da linha diariamente contou que tem a “tática” de escolher o vagão que está com as janelas fechadas. Segundo ele, nestes o ar-condicionado parece estar ligado.

“Pego na Vila Olímpia e vou até o Autódromo todo dia. Trabalho no shopping. A impressão que tenho quando os vidros estão abertos é que o ar está desligado. Até faz barulho, mas não gela nada.”

O que diz a ViaMobilidade

Em nota, a ViaMobilidade argumentou que assumiu a operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em janeiro de 2022. Em agosto de 2022, afirma que concluiu o primeiro ciclo de revisão, limpeza técnica e manutenção corretiva dos aparelhos de ar-condicionado nos trens que operam nas linhas. Neste ano, um segundo ciclo de manutenção foi iniciado e conta com mais de 60% do trabalho executado.

“Durante esse segundo ciclo de manutenção, os técnicos identificaram em parte dos 848 aparelhos instalados a presença de 320 válvulas de by-pass diferentes da especificada pelo fabricante. A maior parte dos aparelhos identificados até o momento estão nos trens das séries 7000 e 7500. Já as composições da série 8500 não tem apresentado o problema.”

A empresa explicou que essas válvulas têm a função de regular a temperatura de 23°C programada para os aparelhos.

“Nos testes, porém, foi verificado que as válvulas não estão funcionando conforme o esperado, resultando em oscilações no controle da temperatura dos aparelhos, que em alguns casos são desligados automaticamente durante a operação. Quando um problema é identificado, o trem é recolhido para inspeção.”

Ainda segundo a nota, para solucionar o problema, a ViaMobilidade encomendou 700 peças do modelo original, com prazo de entrega no início de 2024.

“As substituições das válvulas já começaram com a utilização de dispositivos já mantidos em estoque. A conclusão do trabalho, feita por equipe de 24 profissionais da equipe de manutenção, está prevista para abril de 2024. Com a troca, os aparelhos voltam a operar de acordo com os padrões originais de fábrica, corrigindo as instabilidades de temperatura.

As observações sobre temperatura recebidas nos canais oficiais da ViaMobilidade são enviadas para área técnica e o trem é recolhido para manutenção após o horário de pico para avaliação.”

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/11/16/viamobilidade-tem-trens-que-operam-com-janelas-abertas-e-ar-condicionado-fraco-em-dias-de-calor-extremo-em-sp.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*