Veja – Roteiro recheado de belezas pelo caminho, a viagem entre duas das mais interessantes cidades europeias, Berlim e Paris, poderá agora ser percorrido de trem. Após quase uma década fora dos trilhos, o comboio que saiu da capital alemã chegou à Gare de l’Est, em Paris, na manhã desta terça-feira 12. A reinauguração da linha foi celebrada pela ala dos políticos de pendor verde e ativistas da causa, como um marco no renascimento de alternativas mais limpas no circuito europeu.
A viagem inaugural do novo “Berlim link”, como é chamado, saiu de Berlim às 20h18 da noite da última segunda-feira 11 e apareceu no destino às 10h24 da manhã do dia seguinte – quase 14 horas de jornada. Os vagões estavam lotados. Um deles levava a bordo o ministro francês dos transportes, Clément Beaune, que celebrou com seu par pelo lado alemão, Volker Wissing, antes da partida.
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“É um bom começo, um símbolo do que precisamos neste momento, de projetos ambientais e europeus”, disse Beaune quando desembarcou em Paris, classificando sua viagem como “magnifica”.
O trem foi aplaudido ao longo de toda a rota. Em Estrasburgo, na banda francesa, políticos locais agitaram bandeiras e comemoraram a volta do serviço. “Que alegria – trabalho cumprido”, entusiasmou-se Karima Delli, deputada francesa do partido verde.
A volta dos trens lentos na Europa
Durante anos, o retorno do serviço noturno entre Berlim e Paris era solicitado por viajantes, políticos e ativistas. Ele marca o regresso de um conceito que une um traslado vagaroso com opções mais limpas. Esses trens foram, com o tempo, perdendo espaço diante da concorrência das companhias aéreas econômicas e dos comboios de alta velocidade, que levou ao encerramento de alternativas com leito.
A nova ligação será comandada pelos operadores ferroviários da França e da Alemanha – SNCF e Deutsche Bahn -, enquanto o material será fornecido pela austríaca ÖBB, que administra os comboios Nightjet. Estes já cruzam a Europa Central. A Deutsche Bahn, por sua vez, pretende expandir as suas ligações de trens noturnos a mais treze grandes cidades europeias, em parceria com outros operadores.
Em 2020, o presidente francês Emmanuel Macron também anunciou o plano de inaugurar dez novos serviços de leito ao longo da próxima década. Com este objetivo, o governo investiu 100 milhões de euros (em torno de 534 milhões) para revitalizar a rede nacional e preparar a frota. Que muitas trilhas se abram à base dos trilhos.
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