Rumo adquire novos equipamentos Plasser & Theurer

A Rumo fechou com a Plasser & Theurer a compra de dois conjuntos de socadoras/reguladoras, com entregas programadas para o início de 2025 e de 2026. O negócio é inédito por conta do modelo de uma das máquinas – a socadora 09-8X4/4S – que pela primeira vez rodará nos trilhos de uma ferrovia não só do Brasil, mas também da América Latina. Trata-se de um equipamento multifuncional, que faz parte do portfólio mais recente da fabricante austríaca. Suas características tecnológicas geram mais eficiência, rapidez, segurança e qualidade no trabalho de socaria, principalmente nos trechos de AMVs (Aparelhos de Mudança de Via). Os conjuntos, que serão fabricados na Áustria e na Índia, vão operar nas malhas Norte e Paulista.

“É uma quebra de paradigma o fato de uma socadora conseguir trabalhar em trechos de AMVs com dois dormentes por vez. Isso vai acelerar muito o trabalho de manutenção na Rumo. Para se ter uma ideia, uma socadora normal hoje no Brasil consegue fazer o trabalho num ritmo de 750 metros/hora em linhas de AMVs. Esse equipamento adquirido pela concessionária conseguirá praticamente dobrar esse tempo, para 1.400 metros/hora”, explica Göran Sjöström, diretor de Vendas da Plasser & Theurer para as Américas, Europa e África. A socadora 09-8X4/4S opera atualmente nos EUA e na Europa. Recentemente, a fabricante comercializou também as primeiras unidades para a Austrália.

Sjöström foi diretor da Plasser do Brasil durante cinco anos (entre 2015 e 2020), o que o levou a conhecer de forma profunda as demandas e os desafios na manutenção das ferrovias brasileiras. Envolvido diretamente na venda das novas máquinas para a Rumo, o executivo se sente à vontade para afirmar que o negócio é um divisor de águas na forma como a concessionária tem enxergado o trabalho de manutenção. “Sentimos que há um olhar muito mais voltado para a tecnologia, qualidade, velocidade e segurança da via. É um movimento que vimos que está sendo muito forte dentro da companhia”.

O diretor de Suprimentos da Rumo, Felipe Bertoncello Carvalhedo, confirma essa visão da empresa. Segundo ele, a compra das novas máquinas está dentro de uma estratégia completa e integrada de manutenção de via. “Depois da aquisição da esmerilhadora de trilhos, desguarnecedora e das máquinas de solda elétrica, esses dois novos conjuntos vão colocar o nível de qualidade de manutenção de via num outro patamar, muito mais elevado. São máquinas modernas, tecnológicas e que garantem a eficiência da operação. Isso significa mais segurança para a via, para operadores e mais produtividade”, relata Carvalhedo.

O diretor da Rumo reforça que um trabalho mais eficiente de manutenção se reflete diretamente na melhoria da operação. “Com os novos equipamentos conseguiremos ampliar a circulação de trens em menores intervalos, tornando toda a operação ainda mais robusta”.

A Comexport, representante de vendas da Plasser & Theurer no Brasil, vai cuidar de toda a parte de inspeções na fábrica e de engenharia durante a produção dos equipamentos, além da documentação para a importação das máquinas. O trabalho se estenderá ao período de comissionamento e testes depois da chegada dos conjuntos, em parceria com a Plasser do Brasil.

O primeiro conjunto, previsto para o início de 2025, é formado pela socadora 09-2X S/D e reguladora USP2005. O segundo, que deverá desembarcar no país no começo de 2026, é composto pela socadora 09-8X4/4S e reguladora USP2005. O diretor Comercial da Comexport, Roberto Meira, entende que o mercado de manutenção de via tem se transformado de maneira positiva no Brasil. “Percebo que os clientes querem cada vez mais eficiência e mecanização. É um momento importante para esse segmento”, comenta.

*informe publicitário

1 Trackback / Pingback

  1. Rumo adquire novos equipamentos Plasser & Theurer – CâmaraLog

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*