Ações da Vale (VALE3) sobem com desistência de Mantega como CEO

Valor Econômico – As ações da Vale voltaram ao campo positivo na tarde de hoje, em movimento que coincide com rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu da campanha de tentar instalar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no comando da mineradora. Com a alta dos papéis, o Ibovespa renovou máximas, em sessão marcada pela divulgação de dados de inflação do Brasil e dos Estados Unidos.

Segundo o jornal “O Globo”, Mantega deve divulgar uma carta afirmando que abre mão de ocupar um cargo na empresa. No fechamento, enquanto o principal índice da bolsa subiu 0,62%, aos 128.967 pontos, as ações ordinárias da Vale tiveram alta de 1,67%, a R$ 69,50.

O papel, que vinha sofrendo em janeiro por conta de incertezas na China, sofreu nos últimos dias conforme o governo pressionava para colocar o ex-ministro Guido Mantega na presidência da empresa e após a Justiça Federal condenar a empresa, juntamente com Samarco e BHP, a pagar R$ 47,6 bilhões em danos morais às vítimas do rompimento da barragem de de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, em 2015.

Analistas da Guide esperam, porém, que os papéis da mineradora continuem pressionados no curto prazo, enquanto a briga com o governo federal sobre a escolha do próximo presidente não for resolvida. “A nova indenização pedida pela Justiça Federal é outro evento negativo e que não estava no radar dos investidores. É possível que haja reversão desta decisão (a Vale avisou que irá recorrer), mas este é mais um risco na tese de investimento”, afirma o analista Mateus Haag.

Os analistas Rodolfo Angele e Tathiane Martins Candini escrevem que o cenário para o aço continua desafiador, com a China produzindo o metal além da demanda mundial, pressionando os seus preços ao redor do mundo. Apesar disso, o banco começa a ver sinais de uma melhoria na demanda do mercado brasileiro, em especial nos aços planos, impulsionada pelo movimento de queda nos juros. “Para os aços planos, menores juros normalmente significam maior demanda no curto prazo, enquanto que para os longos, a demanda demora mais a reagir, cerca de um a dois anos”, comenta o banco.

Fonte: https://valor.globo.com/financas/noticia/2024/01/26/acoes-da-vale-vale3-operam-em-alta-de-mais-de-1percent-com-desistencia-de-mantega-como-ceo.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*