Obras do Metrô em Taboão da Serra devem começar em 2025, diz governo

Metrô CPTM – As obras da aguardada extensão da Linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra devem começar no início de 2025, segundo o governo do estado.

Em nota enviada ao site, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) afirmou ainda que a “concessionária ViaQuatro está desenvolvendo o projeto-executivo, que tem o prazo de 14 meses para conclusão“.

Em declaração anterior, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou que a previsão é que o projeto executivo seja finalizado até setembro.

Em dezembro, membros do governo, da CCR (que controla a ViaQuatro) e da Prefeitura de Taboão da Serra se reuniram em duas ocasiões para discutir o andamento do projeto de extensão da Linha 4-Amarela.

A obra será executada pela própria concessionária e ter como contrapartida possivelmente o aumento do prazo de concessão.

Primeira estação de metrô fora da capital

A estação Taboão da Serra ficará localizada ao lado do Largo do Taboão, em um terreno onde ficava a concessionária Sorana Sul, da Volkswagen, nas margens da Rodovia Régis Bittencourt. A previsão é que haja também um terminal de ônibus anexo.

Hoje, o trecho entre Taboão da Serra e Vila Sônia é feito por ônibus gratuitos da concessionária sem paradas intermediárias.

No projeto de extensão da Linha 4 há uma outra estação intermediária: Guilherme Dumont Villares. A estação ficará localizada na altura do número 5.900 da Av. Professor Francisco Morato, esquina com a avenida homônima da nova estação.

A estação de Taboão da Serra deverá ser a primeira de metrô fora dos limites da capital paulista.

Há outros projetos em andamento que prometem levar a malha metroviária para municípios da Grande São Paulo, mas todos ainda distantes de virarem realidade.

Além de Taboão da Serra, Guarulhos tem chances de receber várias estações do Metrô, das linhas 2-Verde e 19-Celeste. O Metrô, no entanto, já poderia ter deixado de ser exclusividade da capital há vários anos.

Se o governo do estado tivesse feito sua parte e seguido com a implantação da Linha 18-Bronze, os moradores das cidades de São Caetano de Sul e São Bernardo do Campo já estariam usufruindo do serviço, mas o projeto foi cancelado sem uma justificativa plausível pela administração passada.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/obras-do-metro-em-taboao-da-serra-devem-comecar-em-2025-diz-governo/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*