ViaMobilidade chega a um terço da nova frota de trens Série 8900, da Alstom

Metrô CPTM – O ritmo de entregas dos trens da Série 8900, fabricados pela Alstom para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, continua a mostrar recuperação. Nesta quinta-feira, 25, a empresa entregou no Pátio Presidente Altino, em Osasco, o 12º trem da encomenda de 36 composições fechada pela ViaMobilidade.

Com isso, um terço das composições está com a concessionária, sete dos quais em operação. Há ainda quatro unidades em fases de testes e comissionamento.

O primeiro Série 8900 foi entregue pela Alstom há quase um ano, em 28 de fevereiro de 2023, após vários atrasos em sua fabricação em Taubaté (SP).

Segundo o cronograma estabelecido pelo contrato de concessão, assinado em junho de 2021, o primeiro trem novo deveria ter sido entregue em dezembro de 2022, mas a composição só foi liberada pela Alstom no final de fevereiro de 2023.

A entrada em operação estava marcada para 21º mês de concessão, ou seja, em março de 2023, mas a unidade A01 só começou a prestar serviço em junho, ou três meses depois.

A defasagem entre o cronograma e a situação se agravou no segundo semestre já que a previsão de contrato estabelecia a entrega de três composições por mês, volume só atingido pela Alstom em dezembro.

Apenas um quarto dos trens previstos no cronograma está em operação

Os 34 trens novos previstos na concessão deveriam ter sido entregues até o final do ano passado, com mais duas unidades contratadas pela ViaMobilidade para substituir trens da Série 7000 avariados.

Em relação à operação em si, a situação não é melhor. Pelo contrato, 28 trens da Série 8900 já deveriam prestar serviço, ou seja, apenas um quarto deles é desfrutado pelos passageiros.

O atraso, causado por problemas na cadeia global de produção, segundo a fabricante francesa, também tem feito a ViaMobilidade reter por mais tempo os trens emprestados pela CPTM.

Nesta semana, dois trens da Série 8500 estavam sendo preparados pela concessionária para devolução à companhia pública.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/viamobilidade-chega-a-um-terco-da-nova-frota-de-trens-serie-8900-da-alstom/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*